Tubarão com “dentes de pétalas” de 290 milhões de anos!

Encontraram pela primeira vez na China um tubarão com dentes em forma de pétalas.
Encontraram pela primeira vez na China um tubarão com dentes em forma de pétalas.

Encontraram um fóssil de tubarão com dentes em forma de pétalas com 290 milhões de anos, na China pela primeira vez.


A história dos megálitos de Lore Lindu de Sulawesi!


A descoberta do fóssil

De acordo com Gai Zhikun, pesquisador do Instituto de IVPP da Academia Chinesa de Ciências, encontraram os dentes de Petalodus no calcário Qianshi. Petalodus é um gênero conhecido de Petalodontiformes, um grupo pequeno e misterioso de Condrichthyans. Aliás, existem duas espécies de Petalodus, com nomes baseados nas pequenas diferenças entre elas.

Então, os setes dentes que encontraram em Yangquan são da espécie P. ohioenesis, por causa do cíngulo vertical e pequeno e raiz mais longa. Em termos de tamanho, o dente de Petalodus é parecido com o dente do tubarão branco. Por isso, os paleontólogos pensam que é um tubarão pré-histórico gigante, que teria de três a cinco metros de corpo.

Segundo o estudo, o tubarão tem dentes em forma de pétala com a coroa em forma de pá e uma grande raiz em forma de língua. Os dentes ainda mostram que eles estavam adaptados para morder e cortar tecidos moles. Além disso, já a coroa dos dentes impedia que a presa conseguisse fugir. Por isso, a espécie tinha uma caça ativa e podia ser uma das espécies de predadores principais dos mares do Paleozoico Superior.

Sobre o gênero

Até agora encontraram fósseis do gênero em vários lugares do hemisfério norte, incluindo Europa e América do Norte. Há 200 milhões de anos Yangquan era um mar raso, quente e que recebia muita luz perto do equador. O local tinha todas as condições para todos os tipos de vida marinha. Portanto, o gênero estava bem distribuído na Laurusia e no Bloco do Norte da China ao longo do oceano Paleo-Tétis. Isso significa que eles já conseguiam migrar pelo oceano e seria um predador forte com grande capacidade de nadar.


O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais FacebookInstragram e Twitter.

Anna Shytska
Desde pequena interesso-me por ciência, arqueologia, etc. Sempre que há uma nova descoberta gosto de compartilhar com outros!