Gravura bíblica rara num selo de 2 mil anos!

Em Jerusalém encontraram um selo com uma famosa planta da Bíblia, o Bálsamo de Gileade.
Em Jerusalém encontraram um selo com uma famosa planta da Bíblia, o Bálsamo de Gileade.

Esta pode ser a primeira vez que encontraram um selo com uma gravura preciosa e com significado bíblico, com cerca de dois mil anos!


Encontraram 400 tumbas dentro de uma parede!


A descoberta do selo

Então, a autoridade de Antiguidades de Israel anunciou ontem que em Jerusalém oriental descobriram um selo de ametista. Nele estava representada a planta “Bálsamo de Gileade”, uma planta da Bíblia. Esta gravura tem cerca de dois mil anos, aliás, a planta é do período do Segundo Templo usada como um ingrediente. É o ingrediente mais caro para a produção de incenso, perfume, remédios e pomadas, de acordo com IAA. Aliás, a planta tem muitos nomes, tal como bosem, bálsamo e bálsamo de Gileade.

Entretanto, encontraram o selo durante as escavações no Parque Nacional Emek Tzurim, nas pedras da fundação do Muro das Lamentações na Cidade Velha de Jerusalém. A ametista tem a forma de uma oval, com um pequeno buraco. Este devia servir para passar um fio de metal para usar como anel, tem 10 milímetros de comprimento, 5 milímetros de largura e 7 milímetros de espessura.

De acordo com Eli Shukron, Shua Amorai.Stark e Malka Hershkovitz encontraram a representação de um pássaro, uma pomba, um galho com cinco frutas. Depois de estudarem melhor, perceberam que esta podia ser a última fábrica de perfumes de Bálsamo de Gileade.

Afinal, perto do final de período do Segundo Templo, o uso de carimbos de pedra aumentou e tornou-se comum. Mas a maioria dos carimbos que encontraram tinham gravuras de vinhas, tâmaras e azeitonas.

O significado 

Segundo Shukron, a planta de bálsamo é um símbolo positivo, com propriedades mágicas e cerimoniais. Além disso, a pomba significa riqueza, felicidade, bondade e sucesso no mundo helenístico, romano e judaico. Se a imagem é realmente do bálsamo, então deveria ser de um judeu com grande status, desde a produção e o comércio ao redor da planta.


O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais FacebookInstragram e Twitter.

Anna Shytska
Desde pequena interesso-me por ciência, arqueologia, etc. Sempre que há uma nova descoberta gosto de compartilhar com outros!