O rio Foyle escondeu barcos da era medieval!

Na Irlanda do Norte, encontraram mais dois barcos medievais, no total já são 21 encontrados na ilha!
Na Irlanda do Norte, encontraram mais dois barcos medievais, no total já são 21 encontrados na ilha!

Na beira do rio Foyle, os arqueólogos encontraram mais dois barcos de madeira, ou barcos de escavação, perto da Ponte Lifford!


Gravura bíblica rara num selo de 2 mil anos!


Os barcos encontrados na ilha

Então, em alguma alturas do ano, quando as condições deixam, os arqueólogos conseguem encontrar objetos do nosso passado. Assim, este ano, encontraram, mais dois barcos, da era medieval, na margem do rio Foyle. Estes são barcos de madeira ou barcos de escavação.

Os arqueólogos encontraram os mesmos em um ponto que chamam de “ponto de acesso de barco” perto da Ponte Lifford. Aliás, esta ponte liga as cidades de Strabane, na Irlanda do Norte, e Lifford, no condado de Donegal, na República da Irlanda.

De acordo com o arqueólogo marinho, Dr. Niall Gregory, no total já encontraram quinze barcos na mesma área, junto com os dois mais recentes. Além disso, no ponto de encontro dos rios Mourne e Finn encontraram 21 barcos no total.  Ainda, em toda a ilha já encontraram cerca de 500 barcos.

Segundo o arqueólogo à BBC News, utilizaram árvores ocas e que variavam de tamanho de acordo com o tamanho do tronco. Em Lough Erne encontraram um dos maiores barcos já registados, com quase 18 metros de comprimento e 1 metro de largura.

Os barcos serviam como “cavalos de trabalho”, para moverem-se e serem ágeis dentro de uma corrente média e forte. Assim, os usavam para transportar bolsas com carga.  Os novos dois barcos apareceram depois de fluxos sazonais de águas altas.

As características

Os barco são complexos, de acordo com o tamanho e forma, por isso a datação por carbono é única forma de saber a idade certa. O Dr. Gregory disse que a forma do barco, os pregos, madeira distorcida e restos de madeira do exterior são da era medieval. Os arqueólogos dataram os barcos anteriores entre 600 AD e 1520 AD. Aliás, ele acredita que estes barcos são mais antigos do que os anteriores.

Eamon Logue, da Associação de Pescadores Strabane-Lifford, foi o primeiro a encontrar os barcos há cerca de 100 metros da margem. Ele disse que um dos barcos estava muito bem preservado. Aliás, aconteceram grandes inundações algumas semanas antes, o que podia ter levado os barcos para a margem.

Por fim, as amostras dos pregos e madeira estão com a Dra Rena Maguire, na Universidade da Rainha de Belfast, para determinar a idade dos barcos. Portanto, só o tempo dirá mais respostas e se aparecerão mais barcos no rio.


O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais FacebookInstragram e Twitter.

Anna Shytska
Desde pequena interesso-me por ciência, arqueologia, etc. Sempre que há uma nova descoberta gosto de compartilhar com outros!