Encontraram evidências de mãos decepadas no Egito!

Os arqueólogos encontraram 12 mãos diretas cortadas, que serviam como troféus.
Os arqueólogos encontraram 12 mãos diretas cortadas, que serviam como troféus.

Um novo estudo mostra que no Egito Antigo cortavam as mãos como troféus, devido a descoberta de 12 mãos direitas.


“They Both Die at the End” do criador de “Bridgerton”


A descoberta das mãos no Egito

Portanto, os arqueólogos encontraram as mãos em três lugares diferentes, no pátio de Hyksos em Avaris. O palácio é da 15ª Dinastia, 1640-1530 A.C, onde governavam os reis hicsos desde o Baixo Agito até Cusae.

No entanto, só encontramos documentos escritos desta prática em túmulos e relevos de templos do Novo Reino. Assim, este é o primeiro exemplo em que utilizaram análise osteológica com provas físicas. Durante o estudo descobriram que as mãos são de 12 pessoas adultas, sendo 11 homens e uma mulher. Quando separaram as mãos do resto do corpo, colocaram as mesmas nas covas com os dedos esticados.

Aliás, de todas as mãos encontradas, só seis tinham os ossos do carpo intactos, ou seja, não removeram nenhuma parte mole. Além disso, não encontraram nenhum osso do braço, o que mostra que colocaram lá as mãos de propósito.

 

Porque as cortaram?

Muito possivelmente as mãos serviam um propósito cerimonial, uma vez que as colocaram ainda moles e flexíveis no poço. Os egípcios não mutilavam as pessoas sem pensar na sobrevivência das mesmas, por isso cortaram a mão na zona do pulso. Assim, a mão ainda tinha uma parte inferior do braço, tendo uma especial preocupação na sua apresentação.

Deste modo, podemos presumir que o responsável as enterrou pouco depois de as cortar. Pois nas análises conseguiram obter informação sobre a mutilação e a quem pertenciam as mãos. Porém, não conseguiram definir o grupo étnico ou cultural das mesmas.

Acredita-se que a prática surgiu pelos hicsos cerca de 50-80 anos antes das primeiras inscrições. Os antigos egípcios começaram a prática durante o reinado de Ahmose, onde encontraram uma pilha de mãos em seu templo. Então, no início, pensava-se que as autoridades policiais é que cortavam as mãos em forma de castigo, mas tudo indica que eram apresentadas como prêmios em eventos públicos.


O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais FacebookInstragram e Twitter.

 

Anna Shytska
Desde pequena interesso-me por ciência, arqueologia, etc. Sempre que há uma nova descoberta gosto de compartilhar com outros!