Durante anos os pesquisadores procuram como as pessoas da Idade do Bronze geriam as suas finanças antes do dinheiro. Agora, descobriram uma sucata de bronze em depósitos na Europa, que serviam como uma moeda comercial.
Os arqueólogos descobriram um tesouro carolíngio!
Encontraram uma sucata com depósitos de bronze!
Entretanto, entre os pedaços da sucata estavam espadas, machados e joias partidas, que usavam como dinheiro no final da Idade do Bronze. Então, usavam um sistema de peso por toda a Europa. Aliás, este estudo mostra que existia algo parecido ao nosso “mercado global” na Eurásia Ocidental. As pessoas comuns usavam a sucata como dinheiro, há mil anos antes das civilizações clássicas.
Aliás, estudaram 2.500 objetos de metal e pedaços entre milhares de tesouros da final da Idade do Bronze. Então, com este estudo perceberam que partiam os objetos de metal para eles terem um peso determinado. Além disso, confirmaram que existia a mesma unidade de medida que representava o peso nas balanças da Europa. Por isso, os pedaços pequenos de bronze serviam como trocos.
O comércio na pré-história
No entanto, geralmente imaginamos um sistema primitivo de troca por troca e o dinheiro seria uma marca evolutiva. Mas, o estudo desafia esse pensamento, já que usavam os pedaços de bronze como dinheiro já no final da Idade do Bronze. Então, não existia nada de primitivo no comércio, pois o bronze tinha o mesmo papel de dinheiro do que o dinheiro moderno. Aliás, é bem possível que as sucatas metálicas não seja um desenvolvimento repentino, pois antes podiam usar bens igualmente valiosos. Mas, a verdadeira mudança é a criação da tecnologia de pesar no Oriente, cerca de três mil aC.
O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais Facebook, Instragram e Twitter.
Deixa o teu comentário