Encontraram ferramentas de ossos na Caverna Riwi, em Kimberley, Austrália Ocidental. As ferramentas têm mais de 35.000 anos e são as mais antigas já descobertas na Austrália.
Fezes de morcego ajudam os arqueólogos a entender o passado!
A descoberta das ferramentas
Entretanto, a equipa de arqueólogos da Griffith University, da Universidade da Austrália Ocidental (UWA) e da Universidade Nacional da Austrália (ANU) são os responsáveis pela pesquisa. Então, estudaram oito ferramentas de ossos na caverna Riwi, na região centro-sul de Kimberley.
Encontraram quatro das ferramentas em camadas que datam de 35.000 a 46.000 anos atrás, por isso, são uns dos artefatos mais antigos descobertos na Austrália. De acordo com o estudo, usavam as ferramentas para várias atividades, como: fabricação de materiais com fibras vegetais; processamento de resina e caça.
O estudo e o papel das ferramentas
Então, segundo a professora Sue 0’Connor, antigas pensavam que estas ferramentas eram dos locais frios do sul da Austrália e da Tasmânia. Também, pensavam que as usavam para trabalhar com pele para as roupas de proteção do frio. Além disso, segundo a Dra. Michelle Langley, acreditavam que as ferramentas não eram tão importantes no norte e a sua utilização era mais recente. Mas, com esta descoberta conseguiram provar o contrário, pois, este tipo de ferramenta não é preservado muito tempo nas condições do norte da Austrália.
A professora Jane Balme disse que estas ferramentas são importantes para o estudo dos materiais orgânicos nas tecnologias iniciais dos povos das Primeiras Nações. Assim, eles conseguiram mais informações sobre a diversidade das atividades há mais 35.000 anos atrás pelas pessoas, afinal as ferramentas de ossos têm mais informação do que os artefatos de pedra encontrados.
O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais Facebook, Instragram e Twitter.
Deixa o teu comentário