Shuvuuia, um dinossauro pequeno que caçava a noite!

Descobriram um dinossauro do tamanho de uma galinha que caça a noite, com visão e audição muito bem desenvolvidas.
Descobriram um dinossauro do tamanho de uma galinha que caça a noite, com visão e audição muito bem desenvolvidas.

Existem cerca de 10 mil espécies de pássaros hoje, mas poucos conseguem caçar presas ativas durante a noite. Então, encontraram Shuvuuia, um dinossauro do tamanho de uma galinha que podia caçar a noite.


Encontraram uma sucata de bronze nos depósitos na Europa!


Descobriram dinossauros que caçavam no escuro!

Então, para entenderem melhor, a equipa de pesquisadores comparou a visão e audição de dinossauros e pássaros. Assim, usaram tomografia computadorizada e tamanho dos olhos e dos ouvidos internos de quase cem pássaros vivos e espécies de dinossauros. Por isso, mediram a lagena, um órgão que processa as informações no ouvido. Concluíram que, a coruja das torres, que consegue caçar numa escuridão total, tem a lagena mais comprimida do que as outras aves. Além disso, estudaram o anel escleral, um “osso” que está ao redor da pupila de cada espécie. Então, quanto maior for a pupila mais luz entra o que cria uma visão melhor a noite.

Assim, perceberam que os terópodes carnívoros, como tiranossauros e os dromeossauros tinham a visão adaptada para a luz do dia e uma audição melhor do que a média. Mas, o terópode diminuto, Shuvvuia tinha a audição e visão noturna muito bem desenvolvidas. A lagena da espécie é quase do mesmo tamanho do que a da coruja das torres, o que sugere que o dinossauro caçava a noite.

A descoberta de Shuvuuia

De acordo com o Dr. James Neenan, esta descoberta que fizeram ao reconstruir o crânio de Shuvuuia é uma surpresa completa. Só podemos de estudarem as duas orelhas é que acreditaram que a lagena do dinossauro estava no tamanho certo. Pois é raro um dinossauro ter uma lagena tão grande. Mas, os olhos de Shuvuuia também eram muito grandes, com pupilas muito maiores do que dos pássaros e dos dinossauros.

Shuvuuia é um pequeno dinossauro, do tamanho de uma galinha que vivia nos desertos da Mongólia atual. O esqueleto do dinossauro é um dos mais estranhos de todos os dinossauros: tem um crânio frágil, parecido com um pássaro; musculoso; braços de levantador de peso com uma garra em cada mão; longas pernas parecidas a um roadrunner. Essas características confundem os pesquisadores desde 1990.

Por fim, encontramos essas características nos animais que vivem hoje no deserto, por isso é uma surpresa encontrar um dinossauro com visão noturna, capacidade de cavar e membros longos.


O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais FacebookInstragram e Twitter.

Anna Shytska
Desde pequena interesso-me por ciência, arqueologia, etc. Sempre que há uma nova descoberta gosto de compartilhar com outros!