Encontraram um esqueleto algemado na Grã-Bretanha romana

Descobriram a primeira evidência direta da escravidão na Grã-Bretanha romana, o esqueleto estava com os tornozelos algemados!
Descobriram a primeira evidência direta da escravidão na Grã-Bretanha romana, o esqueleto estava com os tornozelos algemados!

Esta é a primeira descoberta de um esqueleto de um homem com algemas nos tornozelos, em Rutland, é um achado importante internacionalmente.


Descobriram uma criança com crânio de pássaro na boca!


A descoberta do esqueleto

Uma equipa de construtores encontrou os ossos durante a construção de um conservatório em Great Casterton. Então, chamaram a polícia e a equipa de arqueólogos para estudarem os ossos, estes pertenciam a um homem entre 20 a 30 anos. Ele, era um dos escravos de Rutland e mandaram o seu corpo para a vala quando morreu, mas esta é uma prova da escravidão na Grã-Bretanha romana. De acordo com Chris Chinnock, esta é uma descoberta sombria mas muito importante.

No entanto, sabemos que a escravidão existia durante o Império Romano, mas nunca existiam provas diretas disso, apenas registos nos textos. Segundo Michael Marshall, é uma chance especial estudar o corpo de uma pessoa escrava, afinal podem obter mais informações. Mas, nunca saberemos quem era este homem, pode ser uma pessoa que irritou alguém ou as pessoas que o enterraram eram horríveis.

O estudo dos restos

A equipa criou algumas teorias desde a sua descoberta, talvez adicionaram as algemas depois da morte, para marcar ele como um criminoso na vida após a morte. Pois, outros esqueletos com algemas que encontraram nos outros países morreram de desastres naturais que não estavam enterrados. Além disso, a posição do corpo é estranha, com o corpo apoiado no lado direito e os braços elevados numa encosta. Há 60 metros existe um cemitério romano, o que mostra que não o quiseram enterrar de forma certa.

De acordo com Chinnock, o homem tinha uma vida complicada, tinha uma lesão na perna que já estava cicatrizada quando ele morreu. Aliás, ele sofreu muito por  causa das algemas, que para os vivos são uma forma de prisão e castigo, também causam muita dor. Mas, não se sabe como ele morreu e porque o enterraram dessa forma.


O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais FacebookInstragram e Twitter.

Anna Shytska
Desde pequena interesso-me por ciência, arqueologia, etc. Sempre que há uma nova descoberta gosto de compartilhar com outros!