Descobertos 18 esqueletos debaixo de um estacionamento

Com as obras num estacionamento descobriram o túmulo de 18 pessoas, junto com túnel ligado um ossário antigo.
Com as obras num estacionamento descobriram o túmulo de 18 pessoas, junto com túnel ligado um ossário antigo.

Durantes as obras num parque de estacionamento revelaram um túnel subterrâneo com 18 esqueletos. De acordo com os arqueólogos o túnel está ligado a um ossário antigo.


Descoberto um novo predador do final do Cretáceo!


A descoberta

Entretanto, o estacionamento de Jaslo, na Polónia está sobre as ruínas de um cemitério, perto de um antigo mosteiro carmelita. Este funcionou desde o século 15 até o final do séculos 18 d.C. Após o abandono do mosteiro os prédios viraram um hospital militar e delegacia de polícia. No entanto, o município de Jaslo aprovou o plano de demolição do mosteiro, em 1899.

Além disso, em 1960 realizaram escavações arqueológicas no local, onde encontraram várias adegas e esqueletos. Mas, em 2013 entregaram os esqueletos ao cemitério anexado ao antigo mosteiro. Então, com as obras encontraram 18 túmulos, um ossário e um túnel. Os arqueólogos do Museu Regional de Jaslo foram examinar o local e as descobertas, estes dataram os ossos do século XIX.

A análise realizada

Portanto, a equipa concluiu que o ossário e o túnel seriam do mesmo período que os ossos. Usavam o túnel para mover os ossos para o ossário onde eram enterrados, estima-se que transportaram cerca de 96 corpos dessa forma. Além disso, também encontraram mais de 700 pedaços de artefatos, incluindo 322 pedaços de artefatos de cerâmica e 307 peças de telhas.

A equipa de arqueólogos publicou o artigo no FirstNews, onde diziam que a esta é uma pesquisa arqueológica importante. Pois com ela conseguem revelar e documentar os túmulos dos ossos, mas esse não é o objetivo principal. De acordo com a equipa, eles esperam encontrar algum vestígio dos edifícios do mosteiro ou itens da vida diária dos monges.

Por fim, é uma descoberta muito recente, que ainda vai ser analisada mais profundamente e ainda irão fazer mais escavações no local.


O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais FacebookInstragram e Twitter.

Anna Shytska
Desde pequena interesso-me por ciência, arqueologia, etc. Sempre que há uma nova descoberta gosto de compartilhar com outros!