Descobriram uma criança com crânio de pássaro na boca!

Descobriram um túmulo de criança com o crânio de um tentilhão na boca que é ainda um mistérios para os arqueológos.
Descobriram um túmulo de criança com o crânio de um tentilhão na boca que é ainda um mistérios para os arqueológos.

Os arqueólogos disseram que encontraram um túmulo de criança, nas cavernas Tunel Wielki, com crânio de tentilhão na boca!


Esqueletos dos executados por decapitação da época romana


A estranha descoberta da criança

Entretanto, já descobriram o túmulo há alguns anos na região de Jurassic Highland na Polónia, perto da vila de Ojców. Então, encontraram um túmulo raso com restos de uma criança entre os 10 e 12 anos, numa das duas câmaras da caverna. Quando começaram a examinar o corpo perceberam algo muito estranho, a criança tinha um crânio de um tentilhão na boca e um segundo ao seu lado.

Portanto, depois de muitos anos a estudar os restos, a equipa descobriu com os testes de DNA que a menina não era eslava. Ela provavelmente veio com as tropas finlandesas que estavam na invasão sueca do Rei Carl Gustav na Polónia, na segunda metade do século 17. Nesse tempo, as tropas Fin-no-Karelian estavam no Castelo de Ojców, perto da caverna.

O Dr. Michal Wojenka do Instituto de Arqueologia da Universidade Jagiellonian em Cracóvia é um dos líderes deste estudo. De acordo com o Dr. é normal pensar que existia apenas o exército regular de homens na invasão da Polónia, mas não é verdade. Segundo os relatos da época, estavam muitas mulheres e crianças entre as tropas, então o mesmo deve ter acontecido na tropa do Castelo de Ojców.

Os rituais de enterro

Então, a equipa procurou rituais de enterro parecidos na Escandinávia, mas não encontraram nada que tenha ligação direta com este túmulo. No entanto, em algumas das regiões da Finlândia, há muito tempo atrás, o cristianismo ainda não era muito popular. Por isso, existiam ainda muitas práticas e rituais para deuses pagãos e eram muito comuns. Além disso, até o século 19 dC ainda praticavam o enterro nas florestas, nas regiões como Carélia na Finlândia.

Por fim, segundo o arqueólogo finlandês, Dr. Kot, os pássaros são um símbolo de um caminho da alma depois da morte. Mas não encontraram nenhum túmulo com cabeça de pássaros na região nordeste da Escandinávia, o que aumenta mistério deste túmulo.


O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais FacebookInstragram e Twitter.

Anna Shytska
Desde pequena interesso-me por ciência, arqueologia, etc. Sempre que há uma nova descoberta gosto de compartilhar com outros!