Encontraram o mosteiro perdido de Mércia!

Encontraram o mosteiro perdido de Mércia, com várias provas arqueológicas.
Encontraram o mosteiro perdido de Mércia, com várias provas arqueológicas.

Os arqueólogos encontraram um mosteiro anglo-saxão perdido de Mércia, na atual vila de Cookham, em Berkshire, na Inglaterra.


Encontraram um esqueleto de criança no Monte Tozkoparan!


O mosteiro

Entretanto, já existiam registos do mosteiro no texto histórico mas nunca o encontraram realmente. De acordo com os registos atuais ele pertenceu a rainha Cynethryrh, a viúva do rei Offa da Mércia. Então, os arqueólogos que estavam a escavar no terreno da Santíssima Trindade encontraram restos de uma casa de madeira. Esta era a casa dos que viviam no mosteiro, segundo os objetos que encontraram.

De acordo com o Dr. Gabor Thomas, encontraram o mosteiro numa ilha de cascalho ao lado do rio Tamisa, local da igreja paroquial. Apesar dos registos sabemos pouco sobre como era a vida no mosteiro por causa da falta de provas arqueológicas. Por isso, com os objetos que encontraram podem ter mais informação sobre a vida dos monges e das freiras.

Aliás, ao longo do rio Tamisa existe uma rede de mosteiros, sendo um dos locais comerciais mais importantes na Inglaterra. Ainda, o mosteiro de Cookham está na fronteira entre Mércia e Wessex, por isso era importante para a estratégia e a política.

Os objetos encontrados

Então, para terem mais informações sobre a vida das pessoas que lá vivia, os arqueólogos escavaram espaços abertos como o cemitério da Igreja da Santíssima Trindade. Assim, descobriram grande quantidade de provas: restos de comida; vasos de cerâmica para cozinhar; roupa; pulseira de bronze e um alfinete de vestido.

Além disso, encontraram a fundação do mosteiro, com alguns limites. Uma das zonas devia servir para a habitação, já a outra servia para atividade industrial por causa da quantidade de lareiras.


O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais FacebookInstragram e Twitter.

Anna Shytska
Desde pequena interesso-me por ciência, arqueologia, etc. Sempre que há uma nova descoberta gosto de compartilhar com outros!