Encontraram um esqueleto de criança no Monte Tozkoparan!

Depois de seis anos de escavações em Tunceli, encontraram o corpo de uma criança de uma sociedade antiga!
Depois de seis anos de escavações em Tunceli, encontraram o corpo de uma criança de uma sociedade antiga!

A equipa de pesquisadores encontrou o esqueleto de uma criança no Monte Tozkoparan que tem informações sobre a antiga sociedade.


Encontraram um dinossauro que parecia um dragão!


O trabalho no Monte Tozkoparan

Entretanto, o Monte Tozkoparan é um lugar arqueológico com milhares de anos, está no distrito de Pertek,na Turquia. Então, com as escavações no lugar encontraram o esqueleto de uma criança, que agora está no museu. Aliás, a equipa tem 15 pessoas, antropólogos, arqueólogos, historiadores de arte e estudantes. O Museu Tunceli está a liderar o estudo com a ajuda do Ministério da Cultura e Turismo.

A equipa trabalha durante cinco dias da semana com cuidado para não estragar nada ao redor do corpo da criança. Além do corpo encontraram cerâmica de terracota, ferramentas e pontas de flechas de obsidiana, de ossos e de pedras. Estes objetos vão ajudar a entender a história do local.

De acordo com Yasemin Yilmaz, no local encontraram todos os períodos desde o Paleolítico Inferior. Aliás, o estudo em Tunceli já está em andamento há seis anos. Estão a tentar encontrar os limites das áreas protegidas, afinal os objetos arqueológicos apareceram logo em baico do chão. E no terceiro dia encontraram os restos da criança.

O corpo da criança

Segundo Yilmaz, o esqueleto estava encolhido numa cova oval no chão, nas linhas de norte e sul. A criança é de uma antiga sociedade e é importante para estudar o período em que viveu. Pois, eles conseguem determinar a idade, a sua saúde como doenças. Além disso, podem construir a linha de tempo da cidade com os resultados e trazer mais turistas para o museu.


O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais FacebookInstragram e Twitter.

Anna Shytska
Desde pequena interesso-me por ciência, arqueologia, etc. Sempre que há uma nova descoberta gosto de compartilhar com outros!