Encontraram ferramentas de pedra de Homo erectus!

Durante uma caça ao ouro descobriram ferramentas de pedra com mais de 700 mil anos!
Durante uma caça ao ouro descobriram ferramentas de pedra com mais de 700 mil anos!

Os arqueólogos descobriram centenas de ferramentas de pedra, numa mina de ouro no Deserto do Saara, onde há 700 mil anos habitavam os Homo erectus!


Encontraram um arsenal de cavaleiro com um detetor de metais


A descoberta

Entretanto, Homo erectus ou o “homem ereto” é uma espécie já extinta do antigo homem do Pleistoceno, que viveu há cerca de dois milhões de anos atrás. Então, os estudos dos fósseis encontrados mostram que a espécie andava e tinha proporções do corpo parecidas com as dos humanos atuais. Além disso, é a primeira espécie que tinha um rosto achatado, nariz alto e talvez com os pelos do corpo mais espalhados.

No Deserto do Saara começou uma corrida do ouro, onde escavaram várias minas a céu aberto para encontrarem o valioso minério. Assim, os arqueólogos conseguiram estudar as camadas de terra expostas que tinham ferramentas com uma parte afiada transversal e ferramentas em forma de âmendoa que formam uma ponta na junção. Portanto, os arqueólogos acreditam que o local que no local existia uma oficina onde faziam as ferramentas de pedra. Pois descobriram pedaços de madeira que eram usadas durante a produção das ferramentas.

A datação das ferramentas

Então, analisaram as camadas de terra e areia logo em cima das ferramentas, usaram luminescência opticamente estimulada (OSL). Assim, conseguiram datar as camadas de terra e areia com cerca de 390 mil ans atrás. O professor Miroslaw Masojc do Instituto de Arqueologia da Universidade de Wroclaw é um dos reponsáveis pelo estudo. Segundo ele, as camadas mais abaixo são mais antigas e com base no estilo do trabalho nas ferramentas podem ter mais de 700 mil anos ou até um milhão.

Por fim, este pode ser um dos locais mais antigos da ferramentas na área do Egito e do Sudão com uma cronologia confirmada. Pois, não encontram os objetos nas camadas de terra e areia de mesma idade.


O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais FacebookInstragram e Twitter.

Anna Shytska
Desde pequena interesso-me por ciência, arqueologia, etc. Sempre que há uma nova descoberta gosto de compartilhar com outros!