Encontraram cerâmica pré-histórica com pegada de dois homens!

O pedaço de cerâmica com pegadas de dois homens mostra um pouco da vida há 5.000 anos, mas levanta muitas questões.
O pedaço de cerâmica com pegadas de dois homens mostra um pouco da vida há 5.000 anos, mas levanta muitas questões.

A equipa de arqueólogos encontraram um pedaço de cerâmica com marca de pegada de dois homens do Neolítico, um jovem e um adulto!


Encontraram tecidos vikings num túmulo feminino!


O pedaço de cerâmica

Os arqueólogos encontraram o pedaço de um vaso de barro em abril no Ness de Brodgar, em Orkney. Então, depois de o estudar encontraram mais duas marcas, mas só duas das três estavam bem preservadas para o estudo. Assim, eles pensam que um dos homens tinha entre 13 e 20 anos e o outro tinha entre 15 e 22 anos. De acordo com a equipa, as marcas de pegada mudam com a idade e o sexo da pessoa, dessa forma conseguiram determinar a quem pertenciam. Por exemplo, a distância entre as cristas aumenta com a idade e as masculinas são mais largas.

O professor Kent Fowler estudou essas pegadas, mediu a densidade e a largura das cristas, tendo em conta o encolhimento da argila durante a secagem e quando a cozinham. Então, estas pegadas são de dois homens jovens. Aliás, apesar da idade média dos dois ser parecida, os valores das cristas são diferentes e não existem sobreposições. Por isso, uma das marcas é de um jovem e outra deve ser de um adulto.

A importância do pedaço

Segundo Nick Card, encontraram mais de 80 mil pedaços de cerâmica no lugar de escavação, mas só um tinha grande valor para a equipa. O pedaço mostra uma pequena parte da vida de cinco mil anos atrás, mas ele também traz várias perguntas para a equipa. Um adolescente moldou esse vaso ou estava no processo de criação com o guia de um oleiro adulto? Todas as crianças estariam envolvidas com cerâmica desde cedo ou apenas um pequeno grupo?


O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais FacebookInstragram e Twitter.

Anna Shytska
Desde pequena interesso-me por ciência, arqueologia, etc. Sempre que há uma nova descoberta gosto de compartilhar com outros!