Encontraram tecidos vikings num túmulo feminino!

Encontraram oito tecidos diferentes e preservados num túmulo da Era Viking!
Encontraram oito tecidos diferentes e preservados num túmulo da Era Viking!

A equipa de arqueólogos encontrou tecidos de lã bordado com mais de mil anos, estes estavam preservados com um broche de tartaruga.


Encontraram selos com 7 mil anos no norte de Israel!


A descoberta rara

De acordo com Ruth Iren Oien, é raro encontrar um tecido bordado da Era Viking. Então, a equipa fica feliz com um pedaço com um centímetro, mas este tem 11 cm e é um bordado único. Além disso, encontraram poucos tecidos bordados, apenas em alguns túmulos como Oseberg e Mammengraven na Dinamarca.

Encontraram o broche e tecido num túmulo de madeira em um longo monte, estes túmulos não são comuns na Noruega central. Além disso, o interior do túmulo também é estranho, a mulher estava com um broche de três lóbulos, que também são raros na Noruega. Ao lado do corpo também estava com muitas pérolas em miniatura, principalmente no seu ombro esquerdo. Estas podiam fazer parte de um colar ou de um bordado com pérolas.

A importância dos tecidos

Segundo a equipa de arqueólogos, existem oito tecidos diferentes no túmulo, seis tecidos da lã e dois tecidos de linho. Aliás, eles mudam em qualidade, estrutura e aparência. Para fazer roupas suficientes para uma família de um ano é preciso que uma pessoa trabalhe o ano inteiro para isso. Como era complicado fazer roupas, muitas delas eram repassadas entre gerações e família.

Além disso, para fazer as velas de um barco Viking precisavam de duas mil ovelhas! Por isso, os tecidos do túmulo da mulher valem tanto quanto os outros objetos no mesmo ou até mais. É raro encontrarem tantos tecidos preservados num túmulo, geralmente as roupas estavam em camadas com os broches para fixar.

As cores dos bordados

Com o microscópio perceberam que alguns fios dos bordados tinham cor diferente do tecido, talvez os fios não envelheceram tanto quanto o tecido. Mas, é difícil estudar as cores pré-históricas, porque usavam tintas naturais sem químicos e a maioria das cores desaparece.


O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais FacebookInstragram e Twitter.

Anna Shytska
Desde pequena interesso-me por ciência, arqueologia, etc. Sempre que há uma nova descoberta gosto de compartilhar com outros!