A nova pesquisa descreveu os artefatos de concha, raros, que encontraram em Calperum e Murrawong no rio Murray, na Austrália.
Encontraram um caixão num campo de golfe!
A descoberta das conchas
Entretanto, nos montes de conchas os arqueólogos de Flinders e Griffith University encontraram os dois artefatos raros. Uma das conchas de mexilhão de água doce está perfurada e a outra está serrada. De acordo com a equipa a concha que esta serrada é um objeto muito raro, com pouco exemplos australianos. Ambas as descobertas variam na idade, cerca de 6,000 a 600 anos mais que o dobro dos exemplos já conhecidos.
Segundo a professora Amy Roberts, ambos os locais são comuns em muitas partes do país, mas é raro encontraram artefatos dentro deles. Por isso, os montes de conchas não são só restos de comida, mas também têm informações sobre a história dos povos. Aliás, em 25 anos há registar os lugares arqueológicos, com vários montes, Craig Westell diz que nunca encontrou um artefato serrado.
O uso dos artefatos
As conchas perfuradas podiam servir para decoração, uma corrente de ferramentas ou para raspar fibra. Já, as conchas serradas podiam servir para decoração, consertar ferramentas ou para comer. De acordo com o Dr. Chris Wilson, existem registos de que os anciões dos povos usavam estas conchas com importância funcional, simbólica e estética.
Por isso, com esta descoberta perceberam que os nossos antepassados não só criavam ferramentas para o uso diário, mas também peças artísticas com qualquer material. Além disso, com a pesquisa descobriram alguns novos detalhes importantes sobre a história ancestral dos que viviam em Riverland e na Austrália.
O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais Facebook, Instragram e Twitter.
Deixa o teu comentário