Descobriram uma arena de gladiadores da era romana na Turquia

Descobriram uma arena romana na antiga cidade da Turquia, que podia ter até 20.000 pessoas.
Descobriram uma arena romana na antiga cidade da Turquia, que podia ter até 20.000 pessoas.

Os arqueólogos na Turquia descobriram restos de uma arena da era romana, onde podiam estar 20.000 pessoas que aplaudiam aos gladiadores e animais.


A evolução da arte em metal Viking do século 8 para o século 9


A descoberta da arena

De acordo com os arqueólogos, a arena tem cerca de 1.800 anos, descoberta na antiga cidade de Mastaura, na província de Aydin, no oeste da Turquia. Desde que a usaram pela última vez a parte central ficou cheia de terra e vegetação ao longos dos tempos. Além disso a maior parte da arena está escondida na terra e parte visível está coberta por arbustos e árvores.

No verão de 2020, os arqueólogos encontraram a arena, após receberem a autorização para começar os estudos arqueológicos na cidade antiga. Então, depois de encontrarem várias pedras a sairem do chão começaram a limpar o local, assim passaram de outubro até dezembro. De acordo com Mehmet Umut Tuncer e Sedat Akkurnaz, a arena era de 200 d.C o que significa que era da dinastia Severa. Durante essa dinastia a cidade de Mastaura era muito desenvolvida e rica, com a ajuda dos romanos para crescerem. Assim, começaram novos trabalhos de pedra e aumento das moedas.

A estrutura da arena

Apesar de algumas partes estarem partidas, a arena está bem preservada e ainda é possível ver algumas das filas de cadeiras, a arena onde os gladiadores lutavam e as paredes de suporte. Na arena, cabiam entre 15.000 e 20.000 pessoas, é o menos do que as 50.000 pessoas que cabiam no Coliseu. Em comparação, a arena de Mastaura é mais pequena: o Coliseu tem 48 metros de altura e a arena tem 25 metros; A arena central do Coliseu tem cerca de 87 metros por 55 e a da arena de Mastaura tem 40 por 30 metros.

Além disso, descobriram áreas especializadas, como área de espera de gladiadores e salas de entretenimento para pessoas de alto status. Esta é a única arena na Anatólia, por isso pessoas das antigas cidades da Antólia Ocidental de Afrodisias, Éfeso, Magnésia, Mileto e Priene visitavam a arena. Este era um grande centro comercial para Mastaura, com as apostas nas lutas.


O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais FacebookInstragram e Twitter.

Anna Shytska
Desde pequena interesso-me por ciência, arqueologia, etc. Sempre que há uma nova descoberta gosto de compartilhar com outros!