Os arqueólogos na Turquia descobriram restos de uma arena da era romana, onde podiam estar 20.000 pessoas que aplaudiam aos gladiadores e animais.
A evolução da arte em metal Viking do século 8 para o século 9
A descoberta da arena
De acordo com os arqueólogos, a arena tem cerca de 1.800 anos, descoberta na antiga cidade de Mastaura, na província de Aydin, no oeste da Turquia. Desde que a usaram pela última vez a parte central ficou cheia de terra e vegetação ao longos dos tempos. Além disso a maior parte da arena está escondida na terra e parte visível está coberta por arbustos e árvores.
No verão de 2020, os arqueólogos encontraram a arena, após receberem a autorização para começar os estudos arqueológicos na cidade antiga. Então, depois de encontrarem várias pedras a sairem do chão começaram a limpar o local, assim passaram de outubro até dezembro. De acordo com Mehmet Umut Tuncer e Sedat Akkurnaz, a arena era de 200 d.C o que significa que era da dinastia Severa. Durante essa dinastia a cidade de Mastaura era muito desenvolvida e rica, com a ajuda dos romanos para crescerem. Assim, começaram novos trabalhos de pedra e aumento das moedas.
A estrutura da arena
Apesar de algumas partes estarem partidas, a arena está bem preservada e ainda é possível ver algumas das filas de cadeiras, a arena onde os gladiadores lutavam e as paredes de suporte. Na arena, cabiam entre 15.000 e 20.000 pessoas, é o menos do que as 50.000 pessoas que cabiam no Coliseu. Em comparação, a arena de Mastaura é mais pequena: o Coliseu tem 48 metros de altura e a arena tem 25 metros; A arena central do Coliseu tem cerca de 87 metros por 55 e a da arena de Mastaura tem 40 por 30 metros.
Além disso, descobriram áreas especializadas, como área de espera de gladiadores e salas de entretenimento para pessoas de alto status. Esta é a única arena na Anatólia, por isso pessoas das antigas cidades da Antólia Ocidental de Afrodisias, Éfeso, Magnésia, Mileto e Priene visitavam a arena. Este era um grande centro comercial para Mastaura, com as apostas nas lutas.
O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais Facebook, Instragram e Twitter.
Uau! Que máximo! Ou melhor, que Maximus Perfectus!