Encontraram um caixão num campo de golfe!

O caixão da Idade do Bronze que encontraram na Grã-Bretanha poderá ser exposto ainda este ano!
O caixão da Idade do Bronze que encontraram na Grã-Bretanha poderá ser exposto ainda este ano!

Encontraram um caixão de madeira da Idade do Bronze, este é um achado raro com um machado ainda mais raro dentro!


Tubarão com “dentes de pétalas” de 290 milhões de anos!


A descoberta do caixão

Durante as obras num lago de campo de golfe em julho de 2018, encontraram um caixão de madeira raro. Aliás, ele tem 3 metros de comprimento e 1 metro de largura, ainda o caixão tem cerca de quatro mil anos. Dentro encontraram os restos de um homem, que estava enterrado com um machado.

De acordo com os arqueólogos, esculpiram a caixa num tronco de carvalho e usaram as plantas para amortecer o corpo. Ainda meteram cascalho sobre o túmulo, estas práticas pertenciam a pessoas com alto status social da Idade do Bronze. No entanto, assim que encontraram o caixão começou uma corrida contra o tempo para ele não se estragar agora exposto. Por sorte uma equipa de arqueólogos e estudantes estava perto do local, assim conseguiram levar o achado para um lugar seguro.

O estudo da descoberta

Então, quando estudaram o machado ficaram surpresos, é uma descoberta rara porque a madeira do cabo e a pedra da cabeça estão preservados. Este é apenas um dos 12 que já encontraram na Grã-Bretanha e acham que é um símbolo de poder e não uma ferramenta. Além disso, o caixão é um dos 65 que são conhecidos no país.

Depois de um ano transferiram os achados para York Archaeological Trust, onde o machado estará preservado em 12 meses, mas o caixão vai levar pelo menos dois anos para estar totalmente tratado. Então, depois que estiver tudo terminado, estarão no Museu da Coleção em Lincoln.


O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais FacebookInstragram e Twitter.

Anna Shytska
Desde pequena interesso-me por ciência, arqueologia, etc. Sempre que há uma nova descoberta gosto de compartilhar com outros!