Assassinato do faraó Seqenenre Tao II foi revelado!

A tomografia compoturizada é uma enorme ajuda nos descobrimentos dos eventos passados.
A tomografia compoturizada é uma enorme ajuda nos descobrimentos dos eventos passados.

Na década de 1960 encontraram a múmia com mais de 3.600 anos. O corpo pertencia ao faraó Seqenenre Tao II, conhecido como “O Bravo”.  Este governou o último reino da região de Tebas, na décima sétima dinastia. Não se tem a certeza sobre as datas do seu reinado, acredita-se que terminou em 1560 a.C. ou em 1558 a.C., com a ascensão do seu filho.


ADN de Mamute revelou uma nova espécie!


O mistério da múmia.

Entretanto, nos anos 60, realizaram raios-X na múmia, no entanto a tecnologia da época não era tão avançada como atualmente. Devido a isso, foi difícil analisar o corpo do rei.

Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, foi possível entender melhor o que aconteceu com o rei Seqenenre. Os pesquisadores fizeram uma autopsia especializada na múmia e publicaram os resultados na revista cientifica Frontiers of Medicine.

Durante a primeira análise, encontraram ferimentos na cabeça do rei. Os pesquisadores afirmaram que os responsáveis pelo embalsamento do corpo esconderam esses ferimentos. Devido a isso e a tecnologia retrograda, não conseguiram concluir o motivo da sua morte. Dessa forma, alguns acreditavam que ele morreu no campo de batalha, já outros que ele foi morto.

O resultado dos exames atuais.

Agora, realizaram uma tomografia computorizada no corpo mumificado. Zahi Hawass, egiptólogo, e Sahar Salim, professor de radiologia da Universidade do Cairo, analisaram as imagens da tomografia. Desta tomografia resultaram imagens 3D impressionantes dos ossos do rei. Assim, graças a elas, os dois chegaram a uma nova teoria.

De acordo com os especialistas, acredita-se que o faraó morreu numa “cerimônia de execução”. Esta ocorreu depois que ele virou prisioneiro no campo de batalha.

Entretanto, ainda acrescentam que, capturaram o faraó no campo de batalha, devido as suas mãos deformadas. As suas mãos estavam atadas nas costas, por isso não conseguiu desviar-se do golpe que levou no rosto.

E ainda, com a tomografia conseguiram revelar novos ferimentos, desconhecidos até então. Mas, não se sabe muito mais sobre o assunto pois, irão realizar mais testes com o corpo do rei.


O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais FacebookInstragram e Twitter.

Anna Shytska
Desde pequena interesso-me por ciência, arqueologia, etc. Sempre que há uma nova descoberta gosto de compartilhar com outros!