Análise do TicWatch Pro 2020, sucessor ao TicWatch Pro!

Análise ao sucessor do TicWatch de 2018.
Análise ao sucessor do TicWatch de 2018.

O TicWatch Pro 2020 foi o sucessor do primeiro TicWatch Pro que o Mobvoi lançou lá em 2018.

No ano passado, procurou melhorar as coisas em termos de desempenho para ajudar o Wear OS (Um sistema realmente pesado) a funcionar de forma mais leve. Fez ainda ajustes no design para torná-lo ainda mais resistente e uma melhoria para exercícios.

TicWatch Pro 2020: Preço

Neste momento, o TicWatch pro já tem o seu mais recente sucessor o TicWatch Pro 3, então o preço deste mesmo ronda nos seus 200€. Tornando-se assim também mais caro que o Skagen Falster 3 (Também Wear Os), Amazfit GTS, Huawei Watch GT2e e outros.

TicWatch Pro 2020: Design

Entretanto quando lançou o primeiro Pro, a marca viu um afastamento de seus smartwatch desportivos. O preço subiu e tentou oferecer algo que tivesse um toque mais clássico, algo que até conseguiu realizar.

Em suma, em termos de design, não há muito o que relatar, pois realmente, não mudou muito do que vemos por fora.

Dito isto, continua sendo a mesma caixa do relógio de 45 mm, que está disponível em preto ou prateado. Este ainda mede 12,6 mm de espessura e tem aquela grande moldura ao redor da tela AMOLED de 1,39 polegadas e resolução de 400 x 400. No entanto, mesmo com a tela com brilho total, com imensa luz do sol torna-se complicado ver.

E é aí que a TicWatch entra e coloca de novo o ecra FSTN em que podemos ver tudo mais nitidamente mesmo com muita luz diretamente para o smartwatch. Além disso, ainda tens a pulseira hibrida que vêm com o relógio, tendo uma visão mais clássica de quem o vê, mas um material de silicone mais macio por dentro, tornando-o assim mais adequado para exercícios.

A novidade destaca-se na certificação de durabilidade 810G de padrão militar. Ele também recebeu também a mesma classificação IP68 de resistência à água do primeiro Pro, embora não seja recomendado que andes na piscina com ele.

TicWatch Pro 2020: Wear OS

Entretanto como todos os smartwatch da Mobvoi, o Pro 2020 usa o Google Wear OS e funciona bem tanto com iPhone quanto Android.

Os principais recursos do Wear OS estão disponíveis. Tal como a capacidade de ver notificações, aceder o Google Assistente e baixar apps do relógio. Também há o Google Pay aqui, infelizmente Portugal ainda não está na lista de uso de NFC.

Para manter as coisas a funcionar de forma mais leve, a Mobvoi tomou a decisão de atualizar alguns componentes internos. Portanto, ele aumentou a RAM de 512 MB para 1 GB. Embora tenha o mesmo processador Qualcomm 2100 em vez de optar pelo processador 3100 mais recente na altura.

A empresa marcou ainda presença dos próprios aplicativos TicWear, que tornam a experiência muito mais agradável no que diz respeito ao rastreamento de fitness e exercícios.

TicWatch Pro 2020: Desporto

O seu exterior não reflete para ires dar uma corrida ou caminhada, no entanto a Mobvoi incluiu tudo para torná-lo tal como um relógio desportivo.

Há então, GPS integrado, monitor de frequência cardíaca e claro, o pacote de aplicativos Fit do Google já pré-instalado. Tens ainda os aplicativos de saúde e fitness TicWatch.

A empresa têm ainda o seu aplicativo TicSleep para rastrear o sono, que está disponível apenas nos modelos Pro, pois aparentemente tem bateria suficiente para o tornar útil. Embora o aplicativo não venha pré-instalado , podes claro fazer o download da Play Store se quiseres monitorizar teu sono.

Suas habilidades de rastreamento desportivo estão muito idênticas ao seu anterior. Para coisas como a precisão do rastreamento GPS. Para o seu funcionamento tive que esperar alguns minutos antes que apanhasse alguma coisa. No entanto a sua precisão não se aparentou ser má.

O monitor de frequência cardíaca parece enquadrar-se no grupo de sensores que são bons nas medições locais, mas não perfeitos quando aumentas a intensidade do treino.

TicWatch Pro 2020: Bateria

Por fim mas não menos importante este modelo manteve a mesma bateria de 415mAh, que da para cerca de 2 dias no modo Smart e 30 dias no modo Essential. Ele também também uma combinação desses dois modos que fornece de entre 2 e 30 dias, que pessoalmente mais uso.

O modo inteligente está relacionado ao uso no modo smartwatch normal, conforme o esperado. O modo Essential muda para o modo de exibição FSTN, permitindo que vejas os básico do relógio, como hora, data e estatísticas de rastreamento de condicionamento físico. Não há então acesso a outros recursos do Wear OS.

No modo inteligente, uma corrida de 30 minutos ao usar GPS tirou cerca de 9% da bateria, no entanto durava o esperado 1 a 2 dias.

Se no entanto estiveres nesse modo e com pouca bateria, o smartwatch desliga-se e liga somente o ecrã FSTN, para poderes ainda usar um tempo.

Se pensa em comprar este smartwatch compre-o direto com a marca, alguns dos links são: AliexpressAmazon. Eu pessoalmente fiz a compra na Aliexpress e a marca mandou com embalagem da Amazon o que vos pode também acontecer. Lembrem-se somente de enviarem sempre de armazém europeu.


O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais FacebookInstragram e Twitter.

 

 

 

Ruben Martins
A tecnologia sempre me fascinou desde novo, e como gosto de estar a par de tudo um pouco, espero também vos trazer essas novidades!