Arqueólogos encontraram um touro de bronze na Grécia

Os arqueólogos gregos encontraram, de forma acidental, uma estátua de sacrifício de bronze, com figura de um touro.
Os arqueólogos gregos encontraram, de forma acidental, uma estátua de sacrifício de bronze, com figura de um touro.

A equipa de arqueólogos encontrou uma estátua de bronze de um touro, depois de uma tempestade na Grécia. Acredita-se que fazia parte de um sacrifício a Zeus.


Descoberto o tubarão “alado” do Cretáceo


A descoberta

O grupo de arqueólogos do Ministério da Cultura da Grécia e do Ilia Antiquities Ephorate exploravam o sítio arqueológico da Antiga Olímpia depois de uma tempestade. Então, encontraram uma estátua de bronze de um touro. De acordo com o ministério, a arqueóloga Zaharoula Leventouri é que encontrou a estátua intacta, que viu um pedaço dela exposto, perto do templo de Zeus. Então, logo enviaram o touro para o laboratório do Eforato, para examinarem com cuidado a estátua.

O resultado dos exames

De acordo com os pesquisadores, depois do exame inicial, determinaram que a estátua é um dos milhares de presentes dedicados a Zeus, oferecido no seu templo em Olímpia durante o período geométrico, entre os anos 1050 e 700 a.C. Aliás, nessa época os touros e os cavalos eram os animais mais importantes, pois ajudavam as pessoas a sobreviver e ajudaram na criação de civilização.

Por isso, eles tinham um papel importante na adoração dos deuses antigos e muitas vezes eram sacrificados para agradar aos mesmos. Com isso, o povo esperava um sinal de satisfação dos deuses. Esta é uma de dezenas de estátuas parecidas que já foram encontradas, com representação de animais e figuras humanas.  De acordo com os pesquisadores, o touro fazia parte de um sacrifício para Zeus, pois, tinha várias evidências de queima nos sedimentos que estavam ao redor dele.

Assim, os arqueólogos juntaram mais uma estátua de sacrifício as que já tinham descoberto, desta vez de forma acidental.


O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais FacebookInstragram e Twitter.

Anna Shytska
Desde pequena interesso-me por ciência, arqueologia, etc. Sempre que há uma nova descoberta gosto de compartilhar com outros!