“Gigante Jurássico” a maior pegada já encontrada

Uma arqueóloga encontrou ao acaso a maior pegada de dinossauro, agora é conhecida como "gigante jurássico".
Uma arqueóloga encontrou ao acaso a maior pegada de dinossauro, agora é conhecida como "gigante jurássico".

A arqueóloga Marie Woods encontrou a maior pegada pré-histórica na costa de Yorkshire enquanto coletava moluscos. Então, apelidaram a pegada de “gigante jurássico”.


Registaram 4.300 anos de dieta e meio ambiente dos morcegos!


A descoberta

Entretanto, a equipa do estudo disse que era um “verdadeiro gigante jurássico”, uma vez que é a maior pegada já encontrada. De acordo com Marie Woods ela estava na praia a procura de moluscos quando encontrou a impressão por acaso. Apesar da animação por aquela descoberta a preocupação para a salvar é maior, afinal ela pode ser levada pela água. A pegada está frágil e perto do nível da água do mar, assim a água pode destruir qualquer evidência da impressão. Então, John Oxley, ex-arqueólogo, tirou várias fotos para que consigam fazer um modelo 3D caso a coleta da pegada não seja possível. Além disso, a equipa do Dr. Dean Lomax está a manter o local em segredo para evitar que os curiosos destruam a impressão.

No entanto, segundo Lomax esta é uma redescoberta, pois em novembro de 2020 Rob Taylor já a havia localizado parcialmente. Taylor publicou fotos no seu facebook da descoberta num grupo de fósseis de Yorkshire, mas nunca expuseram o fóssil totalmente e ninguém percebeu o quão importante ele é.

A pegada

De acordo com o Dr. Lomax, esta é a maior pegada de terópode que já encontraram em Yorkshire, que pertence a um grande dinossauro carnívoro. Percebeu isso graças a forma dos três dedos e com a impressão das garras, estão bem marcadas por pertenceram a um grande dinossauro com cerca de 2,4 metros de altura do quadril e com comprimento do corpo de oito a nove metros.

No entanto, não sabem de qual espécie seria o dinossauro, acreditam que seja parecido a um dinossauro encontrado na Grã-Bretanha, um megalossauro que viveu durante o período do Jurássico Médio. Por fim, estão a espera que consigam trazer a pedra para o laboratório para estudarem melhor a pegada e no futuro colocarem num museu para o público.


O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais FacebookInstragram e Twitter.

Anna Shytska
Desde pequena interesso-me por ciência, arqueologia, etc. Sempre que há uma nova descoberta gosto de compartilhar com outros!