Etna explodiu mais uma vez criando uma chuva de cinzas

O vulcao mais ativo da Europa está a demosntrar a sua força desde o dia 16 de fevereiro de 2021 e na manhã de domingo explodiu mais uma vez.
O vulcao mais ativo da Europa está a demosntrar a sua força desde o dia 16 de fevereiro de 2021 e na manhã de domingo explodiu mais uma vez.

O vulcão mais ativo da Europa, Etna, na Itália, está ativo desde 16 de fevereiro de 2021. Este domingo, 7 de março, voltou a explodir às 2 da manhã, expelindo enormes nuvens de cinzas e pedras.


A série de 20.000 sismos pode provocar erupções na Islândia


As explosões do vulcão

De acordo com o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália (INGV), o vulcão exibiu tremores crescentes a noite toda, antes da grande explosão, a última da série de explosões desde fevereiro. Esta foi a décima grande explosão desde 16 de fevereiro, desde então o vulcão tem demonstrado o poder do fogo da natureza. Além disso, coloriu o céu noturno com tons surpreendentes de laranja e vermelho. De acordo com os cientistas que monitorizam o vulcão, a coluna de cinzas e pedras atingiu a altura de 10.000 metros.

Aliás, os tremores mantiveram-se durante a noite inteira, assim, cinzas e pequenas pedras caíram sobre oito vilas perto de Etna na manhã de domingo. Enquanto isso, a lava descia da cratera para um lado sem população, como tem acontecido nas últimas três semanas. Os moradores tiveram que varrer as cinzas e pedras de seus degraus e varandas. Além disso, cobriram os carros com tapetes, cobertores e papelões para ajudar na limpeza.

De acordo com o INGV, não registaram nenhum ferimento ou dano sério depois das explosões recentes. Por ser um dos vulcões mais ativos, Etna torna-se bastante barulhento e explosivo, como é ultimamente. Além disso, com as explosões recentes, os moradores já estão habituados aos barulhos.

Esta explosão diminuiu um pouco o fluxo de lava, mas o vulcão ainda emitia algumas cinzas e pouco depois os tremores aumentaram novamente. Por isso, é difícil saber quando estas erupções irão terminar.


O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais FacebookInstragram e Twitter.

Anna Shytska
Desde pequena interesso-me por ciência, arqueologia, etc. Sempre que há uma nova descoberta gosto de compartilhar com outros!