Estão a usar ovelhas para encontrar túmulos perdidos

A Irlanda decidiu usar as ovelhas para limpar um antigo cemitério e recuperar os túmulos que estão nele.
A Irlanda decidiu usar as ovelhas para limpar um antigo cemitério e recuperar os túmulos que estão nele.

A República da Irlanda decidiu usar ovelhas para encontrar túmulos antigos e históricos que estão perdidos no meio da erva que cresceu.


O Templo da Lua numa caverna dos Incas!


As ovelhas na arqueologia

Entretanto, sabemos que as ovelhas têm vários usos, mas não pensamos nelas como seres úteis para a arqueologia. No entanto, em Cork estão a usar as ovelhas para comer as ervas que cresceram ao redor do cemitérios e dos túmulos. Assim, eles conseguem encontrar os túmulos que estavam desaparecidos, sendo eles já antigos e talvez importantes para a história.

De acordo com a conselheira do Fianna Fáil, Audrey Buckley, eles usaram a mesma ideia do que o País de Gales. Lá usaram ovelhas no cemitério de São Mateus em Crosshaven, depois de usarem cabras nas paisagens.

Os túmulos encontrados

Então, na Irlanda conseguiram encontrar a lápide de uma menina de dois anos que morreu no dia 7 de outubro de 1872. Assim, depois que contactaram a família o sobrinho-neto está a planear vir o quanto antes para cuidar do túmulo perdido da família. O mesmo agradeceu a todos os envolvidos no projeto, afinal é algo importante para as famílias.

Graças as ovelhas os pesquisadores conseguem encontrar outras lápides escondidas nas ervas altas. Além disso, é difícil encontrar as mesmas sem a ajuda dos animais, porque muitas das mais antigas estão marcadas com simples pedras.

O grupo de voluntários de Templebreedy SOS encontrou um túmulo de uma família de quatro pessoas, as ovelhas comeram ao redor e eles limparam o resto. Segundo Buckley, com os animais encontraram vários túmulos, com a maioria sem nenhuma marca. Mas, as lápides de mais ricos estão marcadas, o que ajuda a entender a diferença de posição social.


O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais FacebookInstragram e Twitter.

Anna Shytska
Desde pequena interesso-me por ciência, arqueologia, etc. Sempre que há uma nova descoberta gosto de compartilhar com outros!