Encontraram um dinossauro que parecia um dragão!

Em 2011 encontraram um fóssil de um novo pterossauro que parecia um dragão!
Em 2011 encontraram um fóssil de um novo pterossauro que parecia um dragão!

Os arqueólogos encontraram um reptil que voava, descrito como um dragão assustador que vivia em Queensland sobre o mar antigo.


Encontraram um leão com 28 mil anos congelado!


A nova espécie

De acordo com Tim Richards da Universidade de Queensland, que estudou o fóssil da mandíbula, é o mais parecido que temos de um dragão. Então, o novo pterossauro, Thapunngaka shawi era um predador assustador com a boca em forma de lança e com cerca de 7 metros de uma asa à outra. Basicamente era um crânio com pescoço longo agarrado a um par de asas longas.

Aliás, o crânio tem pouco mais de um metro de comprimento com 40 dentes adequados para agarrar peixes. Afinal, ele caçava no antigo Mar de Eromanga em Queensland, que não existe mais atualmente. Mas, ele não é parecido aos pássaros e nem aos morcegos. Pertence a um grupo com grande variedade e muito bem sucedido de repteis, os primeiros animais com ossos dorsais que aprenderam o voo motorizado.

Este dinossauro pertence ao grupo de anhanguerians de pterossauros, estes viveram em todos os continentes na última Era dos Dinossauros. Eles tinham os ossos com paredes finas e mais ocos, o que facilitava a voar, mas por causa disso existem poucos fósseis dos mesmos. A maioria que se encontra está mal preservada, então é incrível que existam estes fósseis.

A descoberta do fóssil

No entanto, existem poucos registos de pterossauros da Austrália, por isso a descoberta desta espécie traz várias novas informações. É a terceira espécie de anhanguerian conhecida na Austrália, sendo todas as três do oeste de Queensland.

De acordo com o Dr. Steve Salisbury, a nova espécie tinha uma massa óssea na mandíbula, o que é impressionante. Ela devem ter um papel na dinâmica do voo, mas com os estudos futuros saberão exatamente a sua função. Então, encontraram o fóssil numa pedreira perto de Richmond em junho de 2011. Ainda, o nome da espécie é uma homenagem aos povos das Primeiras Nações da área de Richmond.


O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais FacebookInstragram e Twitter.

Anna Shytska
Desde pequena interesso-me por ciência, arqueologia, etc. Sempre que há uma nova descoberta gosto de compartilhar com outros!