Após a atualização do Google Fit nos Pixel, chega a Riva Health!

Desta vez é a Riva Health a querer medir frequências cardíacas com o próprio smartphone
Desta vez é a Riva Health a querer medir frequências cardíacas com o próprio smartphone

Parece que a Google fit já ganhou um rival no que diz respeito a indicadores de saude, pois esta também vai medir batimentos cardíacos e pressão sanguínea. Isto claro sem necessidade de sensor dedicado, ou qualquer outro acessório além do smartphone. Tal como a Google na sua ultima atualização nos seus Pixel.


Google reduziu para metade na comissão imposta na Play Store!


Após a atualização do Google Fit nos Pixel, chega a Riva Health!

Assim, o app quer transformar do smartphone um verdadeiro monitor cardiovascular com o uso da câmera e flash do mesmo. Além disso esta App, foi desenvolvida pelo cientista Turin Sinha e pelo co-fundador da Siri, Dag Kittlaus. Em que após a compra da empresa pela Apple em 2010, continuou a trabalhar por lá. Sendo ele que lidera a equipa de reconhecimento de voz.

Mas vamos lá perceber como esta aplicação funciona… primeiro liga o flash do smartphone, e orienta-nos a posicionar o indicador no quadro lá destacado. Depois disso, através da luz, este regista as pulsações sanguíneas e renderiza uma simulação. Logo após sete pulsações, a app consegue detectar o estado preciso.

Ademais, Turin Sinha defende que este método é mais preciso do que o Apple Watch por exemplo. Além disso, recorda ainda que alguns smartphones que já contam com este recurso.

Atualmente, a app está a passar por vários testes antes de estar disponível para o uso doméstico. Por enquanto, o Riva Health funciona no iOS, mas a versão de Android parece estar em desenvolvimento. Por fim, a aplicação aguarda a aprovação do governo dos Estados Unidos. Está app será totalmente gratuita.


O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais FacebookInstragram e Twitter.

 

Ruben Martins
A tecnologia sempre me fascinou desde novo, e como gosto de estar a par de tudo um pouco, espero também vos trazer essas novidades!