A equipa de pesquisadores examinou vestígios de possíveis assentamentos humanos, no Berço da Humanidade em África. Além disso, neste local já encontraram fósseis de hominídeos, humanos antigos.
O que aconteceu com os corpos de Pompéia?
O local de estudo
Entretanto, a 50 quilômetros de Joanesburgo, existe o local mais importante da pré-história humana, o Berço da Humanidade. É neste local que descobriram fósseis de 5 milhões de anos atrás, dos humanos antigos. Mas, além dos fósseis o local também há algumas paredes de pedra, na colina Driefontein. Então, após alguns estudos, Tim Forssman e a sua equipa concluíram que as paredes eram de áreas residenciais. Acreditam que sejam do período Tswana, entre os anos 1450 e 1700 d.C, quando surgiu o grupo étnico de Twsana na África Asutral.
Os assentamentos
Para determinarem a idade das construções geralmente fazem a datação de cerâmicas, mas, neste local sobraram poucos artefatos e depósitos de escavação. Então, a única forma de estudar as paredes é através da sua disposição. Em Driefontein existem dois locais, oeste e leste, ambos com grandes estruturas circulares. De acordo com Tim, usavam estes para guardar o gado. Além disso cada local tinha uma área principal, com área interna com anexos menores separados. Entre a parede limite e o recinto existiam 20 cabanas individuais, marcadas com pedras verticais.
Apesar dos assentamentos datarem do período “Tswana”, não existem provas de que seja esse o povo que viveu lá. Afinal, o povo Tswana migrava para vários locais diferentes e podem ter se juntado com outros povos. Com base nas evidências é provável que grupos parecidos a Tswana tenha ocupado o local depois de 1450 d.C. Mas, ainda estão longe de terminar este estudo, pois assim podem conhecer melhor as histórias dos povos africanos.
O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais Facebook, Instragram e Twitter.
Deixa o teu comentário