Os arqueólogos encontraram uma estrutura viking em forma de barco com pedras, dentro eles queimavam animais em altas temperaturas.
Encontraram ferramentas de pedra de Homo erectus!
A descoberta
Entretanto, os arqueólogos encontraram restos de objetos raros do Oriente Médio, numa caverna islandesa que os Vikings associavam a Ragnarok. Este é um evento do fim do mundo no qual os deuses morriam e as chamas dominavam o mundo.
No entanto, a caverna está perto de um vulcão que esteve ativo há quase 1.100 anos, nessa época os Vikings tinham conquistado a Islândia há pouco tempo. Por isso, a erupção deveria ser perturbadora e com vários desafios para os recém-chegados. A equipa de pesquisadores publicou o artigo recentemente no Journal od Archaeological Science.
Então, quando a lava já estava fria, os Vikings entraram na caverna e construíram uma estrutura em forma de barco de pedras. Assim, nessa estrutura eles queimavam ossos de animais, tais como ovelhas, cabras, gado, cavalos e porcos. Estes ossos eram queimados em altas temperaturas e serviam como sacrifícios, provavelmente para evitar o Ragnarok. Além disso, perto do barco encontraram 63 contas, segundo Kevin Smith três das contas eram do Iraque. Kevin Smith é o vice-diretor e curador-chefe do Museu de Antropologia Haffenreffer da Universidade Brown, é o líder da equipa de escavação.
A equipa também encontrou um mineral do leste da Turquia, orpiment, perto do barco de pedra. Usavam esse mineral na época para decorar objetos, mas encontraram poucos exemplos na Escandinávia. Segundo Smith, encontrar este mineral dentro dessa caverna é algo impressionante e inesperado.
O objetivo da estrutura
De acordo com os registos históricos, os vikings conectavam a caverna a Surtr, um gigante da mitologia nórdica que iria causar o Ragnarok. Isto pois, supostamente o mundo acabava se Surtr matasse o último Deus de Ragnarok e as chamas envolvessem o mundo.
No entanto, os arqueólogos não tem resposta para como objetos do Médio Oriente chegaram à caverna. Mas, os vikings viajaram até o Oriente Médio e esses poderiam ser os objetos dos comércios. Além disso, talvez com as oferendas eles tentavam acalmar o Surtr na esperança de ele não destruir o mundo. Ainda, poderiam oferecer os bens par fortalecer Freyr, a deusa da fertilidade que lutou contra Surtr.
O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais Facebook, Instragram e Twitter.
Deixa o teu comentário