Tesouro Viking, com uma moeda rara encontrado na Suécia

Graças a uma única moeda nromanda no meio de um tesouro viking, os especialistas conseguiram entender melhor a relação entre os Vikings de Normandia e Escandinávia.
Graças a uma única moeda nromanda no meio de um tesouro viking, os especialistas conseguiram entender melhor a relação entre os Vikings de Normandia e Escandinávia.

Os arqueólogos encontraram uma moeda rara no meio de um tesouro viking, uma moeda normanda. Dessa forma, podem expandir o conhecimento da história francesa.


Cinco curiosidades sobre a sociedade glamorosa dos vikings


As escavações 

De acordo com o professor Jens Cristian Moesgaard, da Universidade de Estocolmo, que ajudar na escavação de um local arqueólogico da era Viking, em Viggbyholm. Logo, durante a deteção de metais no solo, encontraram um pote com um verdadeiro tesouro de prata Viking: oito colares de prata; algumas outras jóias de prata e doze moedas. Segundo o professor, a descoberta é muito interessante, pois tinha uma moeda incomum. A maioria de moedas encontradas na Suécia são inglesas, bávaras, boémias e islâmicas.

A moeda rara da Normandia Viking

Entretanto, no tesouro encontraram uma moeda normanda do final do século X (10). Aliás, é a segunda moeda normanda encontrada na Suécia e são raras no resto da Escandinávia. De acordo com a história, Normandia resultou de um pedaço de terra que o Rei Carlos (O Simples) da Francia Ocidental deu ao chefe viking Rolf (Rollo) em 911.

Por isso, era de se esperar uma maior quantidade de moedas normandas na Escandinávia. Acredita-se que os novos vikings da Normandia aprenderam  com os francos a misturar cobre com moedas de prata, já os escandinavos interessavam-se nas moedas de prata de alta qualidade. Este tipo de moeda não era visto desde o século XVIII (18) e os pesquisadores começaram a suspeitar que identificaram mal a moeda anterior.

Moedas Vikings na Suécia

De acordo com o professor, a moeda parece pertencer aos últimos anos do século 10, este tesouro deve pertencer aos tesouros que são enterrados por razões especiais, como rituais. Na Suécia os vikings usavam aos moedas como barras de prata, sendo importante apenas o seu peso e qualidade da prata. Geralmente uma boa prata é macia, por isso muitas moedas viravam colares e eram cortadas em pedaços. A maioria das moedas eram estrangeiras e perdiam seu valor nas mãos dos vikings.

Por fim, com estas descobertas é possível criar uma imagem mais ampla dos países que tiveram contanto com os vikings: Grã-Bretanha Viking, Irlanda, Atlântico Norte, Escandinávia, Báltico, Rússia, Bielo-Rússia e Ucrânia. Ao longos dos anos, registaram quase 900.000 moedas desses locais, sendo cerca de 250.000 moedas de Rússia, Polônia e Suécia, cada.


O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais FacebookInstragram e Twitter.

Anna Shytska
Desde pequena interesso-me por ciência, arqueologia, etc. Sempre que há uma nova descoberta gosto de compartilhar com outros!