Tartarugas continuam infelizmente a ser vítimas do plástico!

Mais uma vez conseguimos ver o que o plástico causa na vida marinha, é de partir o coração.
Mais uma vez conseguimos ver o que o plástico causa na vida marinha, é de partir o coração.

Não é novidade que as tartarugas marinhas são umas das maiores vítimas do plástico nos mares. Desta vez, um grupo de pesquisadores da Universidade de Bolonha examinou 45 tartarugas.  Os resultados são no entanto assustadores.


Agora podemos fazer um passeio sobre a usina de Chernobyl!


A pesquisa realizada

Entretanto, as tartarugas examinadas, estavam no hospital da Fondazione Cetacea em Riccione. Com esta pesquisa, encontraram detritos de plásticos nas fezes de todas as 45 tartarugas. Além disso, confirmaram o papel das mesmas como sentinelas para monitorar a poluição dos mares, pois, o plástico nos intestinos pode comprometer a sua saúde.

De acordo com Elena Biagi, os resultados deste estudo provam a entrada do plástico no ecossistema do Mar Adriático. Os detritos de plástico entram nas teias alimentares marinhas e são encontrados em grandes concentrações ao longo da teia. Devido a isso, as tartarugas correm grande risco de saúde!

O papel de sentinelas das tartarugas

Todos os anos entra por volta de 10 milhões de toneladas de plástico, sendo mais de 80% do lixo marinho. Incluindo mamíferos marinhos, pássaros e tartarugas marinhas, os detritos de plástico ameaçam cerca de 260 espécies. Ademais, o mesmo plástico parte-se em pedaços cada vez menores com tempo, chamado de microplástico. Os peixes e crustáceos ingerem ele, o que faz com que se acumule cada vez mais ao longo da teia alimentar.

Dessa forma, podem monitorar o nível de poluição do mar, pois a saúde das tartarugas marinhas está diretamente ligada com o ambiente em que elas vivem. Os principais poluidores são os pescadores, a piscicultura e o turismo!

Para conseguir resultados o mais precisos possível, os pesquisadores analisaram as amostras fecais de 45 tartarugas do Sea Turtles Rescue Centre. Muitas das vezes as tartarugas confundem o plástico com presas e as ingerem ou alimentam-se de peixes que já têm tais detritos.

Os efeitos de plástico nos intestinos

De acordo com os dados deste estudo, ao ingerirem os detritos elas o acumulam na última parte do intestino, onde pode manter-se durante semanas. Devido a isto é possível que produtos tóxicos sejam também absorvidos, e ainda alterar a composição e a atividade do órgão.

A flora intestinal tem um papel importante nos seres vivos, pois ajuda na digestão e absorção de nutrientes, etc. Por causa disso, qualquer alteração no órgão pode causar danos graves.

Concluímos que os plástico causa grandes danos ao meio ambiente. Por isso deveriamos ter mais atenção com a preservação do planeta, e ainda ajudar os seres marinhos.


O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais FacebookInstragram e Twitter.

Anna Shytska
Desde pequena interesso-me por ciência, arqueologia, etc. Sempre que há uma nova descoberta gosto de compartilhar com outros!