Descoberta uma sepultura coletiva de 81 soldados britânicos

Foram encontrados 81 soldados da Primeira Coalizão, na Holanda.
Foram encontrados 81 soldados da Primeira Coalizão, na Holanda.

Uns arqueólogos de Vianen encontraram algo inesperado e de grande valor arqueológico que era, nada mais nada menos que um túmulo coletivo de 81 soldados britânicos.


Pintura egípcia revela uma espécie de ganso já extinto!


A descoberta do túmulo

Segundo o arqueólogo, Hans Veenstra, “Estávamos quase a terminar, e então o meu colega viu um pequeno pedaço de osso na lateral do canal. Começamos a escavar e descobrimos que era um esqueleto quase completo. Fomos mais longe e encontramos mais ossos o que foi um momento muito estranho para ambos”.

Os arqueólogos encontraram um túmulo comum que continha os ossos de 81 soldados britânicos. Além disso, acredita-se que há mais túmulos por descobrir na região. De acordo com os pesquisadores, os ossos pertencem aos soldados da Primeira Guerra da Coaligação que aconteceu entre os anos 1792 e 1797.

A Primeira Guerra de Coligação

A Primeira Coalizão, como também é chamada, era uma aliança de vários países europeus contra a França Revolucionaria. A Republica Francesa declarou guerra a monarquia de Habsburgo, no dia 20 de abril de 1792. Só em outubro de 1797, a Itália e França assinaram o tratado de Leoben e o acordo de Campo Formio.

Os esqueletos encontrados

Entretanto, os restos mortais são de pessoas que morreram entre 14 e 30 anos de idade, devido às feridas fatais do campo de batalha. Aliás, os arqueólogos encontraram sinais de cirurgias feitas para tirar membros dos soldados. Esta descoberta mostrou também que os meninos e homens enterrados eram cidadãos britânicos.

Dessa forma, assumiram que existia um hospital de guerra perto do local onde encontraram os ossos. De acordo com os arqueólogos, o hospital estaria nas ruínas do castelo de Vianen.

Segundo a presidente do município de Vijfheerenlanden, Christa Hendriksen, encontraram o túmulo durante os preparativos para um canal fluvial da cidade. Além disso, acrescentarão ainda a datação com carbono-14 para se saber a idade exata dos ossos, isto no entanto será feito no Reino Unido.


O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais FacebookInstragram e Twitter.

Anna Shytska
Desde pequena interesso-me por ciência, arqueologia, etc. Sempre que há uma nova descoberta gosto de compartilhar com outros!