Raya e o último dragão, de Don Hall, é o filme mais recente de Walt Disney Animation Studios. Mesmo com a pandemia, alguns cinemas estão abertos e a venda dos bilhetes foi surpreendentemente baixa.
Eddie Murphy já tem ideias para Coming to America 3
Os números de bilheteria
De acordo com Deadline, a soma dos primeiros três dias de Raya e o último dragão nos cinemas é bastante estranha. O filme passou em 2.045 cinemas diferentes e apenas arrecadou 8,6 milhões de dólares, o que em comparação a outros lançamentos é muito pouco. Aliás, o live action de Tom e Jerry que estreou na semana passada, obteve 13,7 milhões de dólares. Além disso, Raya obteve menos do que The Croods: A New Age de Joel Crawford, com 9,7 milhões em novembro de 2020.
O live action de Tom e Jerry lançou simultaneamente nos cinemas e na HBO MAX, por isso, é interessante comparar a bilheteria de ambos os filmes. Mas, HBO MAX e Disney+ têm tamanho de público diferente e valor de assinatura diferentes. Além disso o live action não exigia custo adicional como o filme da Disney.
As razões para o baixo desempenho
Uma das possíveis razões para o desempenho que o filme teve é o fato de que a Disney+ disponibilizou o filme por um acesso premium no fim de semana (5 de março). Mas, não é fácil dizer com certeza qual é o impacto disso, afinal a Disney não divulgou nenhum dado da estreia. Porém, acredita-se que as pessoas que estavam interessadas no filme calcularam a despesa que seria ir até um cinema local e compararam com o preço de acesso premium, 21,99 euros.
Outro fator importante para um desempenho baixo é que não exibiram o filme em algumas das maiores redes de cinema dos EUA. Cinemark, a terceira maior rede, e Harkins Theatres não entraram em consenso com a Disney, sobre o dia e data. Como resultado, o filme não apareceu em algumas centenas de locais, assim a venda dos bilhetes ficou prejudicada.
Aliás, com a estreia em 24 países no fim da semana passado, o filme conseguiu arrecadar 26,2 milhões de dólares em todo o mundo. Mas, mesmo assim, é um valor baixo, pois os filmes da Walt Disney Animation Studios normalmente recebem mais de 150 milhões de dólares. Dessa forma, o filme ainda tem um longo caminho para estabilizar os números e como não sabemos quanto a Disney+ ganhou com a assinatura premium é difícil dizer o número exato.
Por fim, apesar do baixo desempenho o filme recebeu inúmeras críticas positivas, incluindo do Dirk Libbey, que deu cinco estrelas perfeitas ao filme. Com certeza, com o tempo o filme irá cumprir o legado das animações da Disney.
O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais Facebook, Instragram e Twitter.
Deixa o teu comentário