“Pompéia de plantas pré-históricas” revela segredo da evolução

A "Pompéia de plantas pré-históricas" permitiu entender como as plantas com sementes evoluíram e diversificaram-se.
A "Pompéia de plantas pré-históricas" permitiu entender como as plantas com sementes evoluíram e diversificaram-se.

“Pompéia de plantas pré-históricas” tem os fósseis bem preservados de 300 milhões de anos atrás na China, que contam a história de uma corrida evolucionária.


Etna explodiu mais uma vez criando uma chuva de cinzas


A pesquisa

Entretanto, fizeram uma nova pesquisa nos fósseis encontrados em Wuda, Mongólia Interior. Em que revelaram que as plantas Noeggerathiales pertenciam a uma linhagem de plantas muito evoluídas, das quais nasceram as plantas com sementes. A equipa de pesquisa internacional, é liderada por paleontólogos do Instituto de Geologia e Paleontologia de Nanjing e da Universidade de Birmingham.

Estas eram plantas importantes, de trufa, que existiam à cerca de 251 a 325 milhões de anos atrás. No entanto, era difícil compreender a sua relação com outras, pois, os fósseis encontrados, até agora, eram mal preservados. Uma vez encontrados na China, os pesquisadores entenderam que estas plantas estão mais relacionadas com as plantas com sementes do que o outro grupo de samambaias. Infelizmente, estas sofreram com as mudanças ambientais de 251 milhões de anos atrás, que acabaram com os pântanos em todo o mundo.

As plantas encontradas e sua importância

De acordo com Dr. Jason Hilton, já tinham encontrado estas plantas em 1930, mas não conseguiram identificar o seu lugar na história. O que aconteceu com esta espécie é um aviso sobre o destino das espécies, mesmo das mais evoluídas, com as mudanças ambientais rápidas. Os pesquisadores estudaram um fóssil completo, que está preservado num pedaço de cinza vulcânica com 66 cm de espessura, de 298 milhões de anos. Estas cinzas permitiram que os fósseis permaneçam completos e com detalhes microscópicos.

Aliás, segundo o professor Jun Wang, encontraram muitos dos fósseis em 2006/2007. Mas demoraram muitos anos para estudá-los a eles e outros fósseis encontrados mais tarde. Com o trabalho cuidadoso da equipa, estes são os fósseis mais impressionantes e importantes para a ciência. Além disso, os pesquisadores concluíram que os ancestrais das plantas com sementes, evoluíram ao lado das plantas com sementes mais antigas, então, não morreram rápido como se pensava.


O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais FacebookInstragram e Twitter.

 

Anna Shytska
Desde pequena interesso-me por ciência, arqueologia, etc. Sempre que há uma nova descoberta gosto de compartilhar com outros!