Pintura egípcia revela uma espécie de ganso já extinto!

Meidum Geese, descoberta no século 19, revela uma nova espécie de ganso extinto hoje em dia.
Meidum Geese, descoberta no século 19, revela uma nova espécie de ganso extinto hoje em dia.

Na Universidade de Queensland, enquanto o pesquisador da examinava uma pintura egípcia, de 4600 anos, descobriu um ganso diferente, que logo despertou a sua atenção.


Milhares de tumbas antigas descobertas em Xian


Sobre a pintura encontrada

Entretanto, a pintura encontrada na mastaba de Nefermaat e de sua esposa, Atet, representa uma caça de aves. Meidum Geese, que atualmente está no museu de Antiguidades Egípcias do Cairo.

De acordo com Anthony Romilio, a ave era estranha, porém bela. Era diferente dos gansos de peito vermelho atuais, tinha cores e padrões diferentes no corpo, rosto, asas e pernas. “Aparentemente, ninguém notou que mostrava uma nova espécie desconhecida.”

Ademais, Romilio acrescentou que “A pintura Meidum Geese, é admirada desde sua descoberta em 1800. É chamada de A Mona Lisa do Egito. A licença artística pode explicar as diferenças com os gansos modernos, mas as obras de arte têm ilustrações muito realistas de outras aves e animais.”

Sobre a espécie desconhecida 

Segundo Romilio, não acharam nenhum osso de gansos de peito vermelho em nenhum local arqueológico. Além disso, em Creta encontraram ossos de aves parecidas, mas eram de gansos diferentes da pintura. Estas aves viviam no Egito quando Saara era verde e cheio de vegetação, lagos e florestas, antes de se tornar num deserto.

De acordo com o pesquisador, a arte egípcia é a única prova viva desses gansos com padrões diferentes. Porém, agora parece estar extinto. Contudo, já descobriram outras espécies de animais extintos na arte egípcia. Porém, nem todas são confirmadas.

Romilio usou os critérios de Tobias na pintura. Este é um método bastante preciso para distinguir as espécies. Entretanto esta pesquisa é importante para a ciência, pois os cientistas usam a medição das quantidades de características chave das aves para tal resultado.

A arte fornece uma visão cultural e um valioso registo visual de animais desconhecidos hoje em dia. As artes incluem ainda ancestrais do gado moderno, do auroque, de gazelas, órix, antílope e burros. Por isso, estas artes ajudam-nos a entender melhor a biodiversidade de milhares de anos atrás.

Por fim, Romilio disse que descobriram vários animais que não correspondem a animais modernos e que todos eles fazem parte do Guia para animais Extintos do Egito Antigo.


O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais FacebookInstragram e Twitter.

Anna Shytska
Desde pequena interesso-me por ciência, arqueologia, etc. Sempre que há uma nova descoberta gosto de compartilhar com outros!