Os ossos mudavam de tamanho com o clima

Fizeram um estudo sobre como o corpo e o cérebro mudava de tamanho dependendo do clima e do habitat!
Fizeram um estudo sobre como o corpo e o cérebro mudava de tamanho dependendo do clima e do habitat!

Uma equipa de cientistas estudou o tamanho dos ossos e do cérebro de mais de 300 fósseis do gênero Homo de todo o mundo!


Como a respiração dos dinossauros evoluiu?


O estudo dos ossos

Entretanto, ao combinarem os dados conseguiram reconstruir os climas regionais nos últimos milhões de anos. Assim, encontraram um clima específico para cada corpo dos fósseis. Portanto, o estudo mostra que o tamanho médio do corpo humano mudava durantes os milhões de anos. Os corpos maiores pertenciam a regiões mais frias, o tamanho era uma proteção contra as temperaturas frias. Afinal, um corpo com grande massa perde menos calor.

A espécie Homo sapiens apareceu há 300 mil anos atrás na África, mas o gênero Homo existe há mais tempo. Além disso, o gênero inclui outros neandertais e outras espécies, como Homo habilis e o Homo erectus. Durante a evolução o corpo e o cérebro aumentou de tamanho, comparando ao Homo habilis. O nosso corpo aumentou 50% em peso e o cérebro é três vezes maior, mas ainda não se sabe o porquê.

O resultado dos estudos

O estudo mostrou que o clima, a temperatura, é o principal fator para a mudança do corpo nos últimos milhões de anos. As pessoas que vivem hoje nos climas mais quentes parecem menores e aqueles que vivem nos climas frios são maiores. Por isso, o clima tinha o mesmo efeito há milhões de anos atrás.

Também estudaram o cérebro do nosso gênero em relação ao clima. O cérebro ficava maior em lugares com menos vegetação, com campos abertos e em lugares mas estáveis. As pessoas nesses lugares caçavam animais grandes, uma tarefa complicada, por isso o cérebro evoluiu.


O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais FacebookInstragram e Twitter.

Anna Shytska
Desde pequena interesso-me por ciência, arqueologia, etc. Sempre que há uma nova descoberta gosto de compartilhar com outros!