Os dinossauros já estavam em declínio antes do asteroide!

Este é um novo estudo sobre a extinção dos dinossauros antes do grande impacto do asteroide!
Este é um novo estudo sobre a extinção dos dinossauros antes do grande impacto do asteroide!

Sabemos que os dinossauros morreram há 66 milhões de anos atrás, por causa de um asteroide, mas eles já estavam em extinção.


Encontraram um bastão de cobra de 4.400 anos!


O novo estudo sobre dinossauros

Entretanto, a equipa internacional de cientistas provaram que os dinossauros já estavam em extinção dez milhões de anos antes do impacto. De acordo com Fabien Condamine, eles estudaram as seis maiores famílias de dinossauros no Cretáceo, entre 150 a 66 milhões de anos. Elas estavam a evoluir a expandir então, há 76 milhões de anos atrás eles começaram a morrer mais rápido.

Portanto, a equipa usou técnicas de modelagem para explicar várias incertezas, como fósseis incompletas, datas e modelos evolutivos. Estudaram cada modelo várias vezes para verem todos possíveis erros, mas todos os estudos davam o mesma resultado. Segundo Guillaume Guinot, em todos os modelos encontraram provas de que a população de dinossauros estava a diminuir.

Além disso, perceberam que as espécies que comiam plantas começaram a diminuir primeiro, o que deixou a fonte de alimento mais instável. Usaram mais de 1.600 registos de dinossauros do Cretáceo e aparecem cada vez mais dados sobre eles. Portanto, a diminuição dos dinossauros nos últimos dez milhões de anos faz sentido.

As possíveis causas

Durante o estudo descobriram dois fatores principais, primeiro o clima estava a ficar mais frio. Isto dificultou a vida dos dinossauros que dependiam de temperaturas quentes. Por isso, a morte dos herbívoros deixou a fonte de alimento instável e levou a morte dos carnívoros. Também descobriram que os dinossauros que tinham a vida mais longa estavam a extinguir-se, por não se adaptarem às novas condições na Terra.

Este é um momento chave na evolução da vida, os dinossauros podiam dominar a Terra por mais de 160 milhões de anos. Mas, quando começaram a diminuir, outros grupos começaram a ganhar força e aumentar em número, como os mamíferos.


O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais FacebookInstragram e Twitter.

Anna Shytska
Desde pequena interesso-me por ciência, arqueologia, etc. Sempre que há uma nova descoberta gosto de compartilhar com outros!