Os artefatos como as ferramentas de pedra mostram que os agricultores neolíticos tinham diferentes atividades para os homens e para as mulheres.
Revelaram a primeira prova da caça ao mel na África pré-histórica
O estudo
Entretanto, a equipa de arqueólogos da Universidade de York estudaram 400 objetos de pedra. Estes foram encontrados em túmulos de toda a Europa. Assim, percebeu-se que existia uma diferença entre tamanho, peso e matéria prima nos túmulos de homens e mulheres. No entanto, pensava-se que as ferramentas de pedra serviam para trabalhar com a madeira. Mas, depois com o estudo descobriram uma grande variedade de atividades para os homens e mulheres.
Os diferentes papéis de género
A equipa pensa que as mulheres usavam as ferramentas para trabalhar as peles e couros de animais. Já os homens usavam as ferramentas para caça e também possíveis guerras. Concluíram que essa diferença de papéis é uma parte importante da transição para a agricultura. De acordo com a Dra. Penny Bickle, não havia desigualdade de gênero. Isto, pois a sociedade era muito dinâmica e sabiam das diferentes habilidades de cada pessoa. O trabalho das mulheres era difícil e complementava o trabalho dos homens como membros iguais. Além disso o fato de que ambos os gêneros são enterrados com as ferramentas mostra como eles eram valorizados.
Segundo Alba Masclans Latorre, pesquisadora de pós-doutorado de Barcelona e líder do estudo, disse que antes pensavam que os papéis das mulheres do Neolítico eram menores e menos importantes. Porém, agora já sabem que elas tinham um papel ativo nas primeiras sociedades agrícolas. Então, como ambos tinham funções importantes os objetos que usavam eram enterrados nos seus túmulos.
O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais Facebook, Instragram e Twitter.
Deixa o teu comentário