O que aconteceu com os corpos de Pompéia?

Após anos de estudo, é criada uma nova teoria sobre os corpos de Pompéia, que contraria a anterior.
Após anos de estudo, é criada uma nova teoria sobre os corpos de Pompéia, que contraria a anterior.

Muitos dos vulcões mostraram a sua força, como o Krakatoa em 1883, o Monte Tambora em 1815 e o Vesúvio em 79 d.C. Então, após vários anos de estudo, os pesquisadores criaram uma nova teoria sobre o que aconteceu com os corpos de Pompéia.


Descoberto um cemitério imenso de 5.000 anos na Polônia


O desastre do Vesúvio

Entretanto, o Vesúvio congelou no tempo as cidade Pompéia e Herculano, em 79 d.C. Tudo que estava nas cidades na hora da erupção ficou mumificado, desde as casas até as pessoas. Então, esta é uma oportunidade única para estudar as cidades antigas praticamente iguais há milhares de anos atrás.

No entanto, o estudo sobre as vítimas da erupção é controverso. Até agora, achavam que com o calor os tecidos moles evaporavam de forma instantânea. O que não corresponde os estudos sobre a cremação, onde os tecidos secavam e caiam do corpo.

As provas encontradas

De acordo com os estudos em Pompéia e Herculano, na hora da erupção as temperaturas eram entre os 300 a 400 ºC. Estas temperaturas são muito mais baixas do que as de cremação, então é impossível que os tecidos evaporassem. Além disso, em Herculano encontraram partes de cérebros e neurónios, mas não têm dados suficientes.

Aliás, pensavam que as poses das múmias eram das suas ações antes de morrer, mas na verdade é o resultado da contração dos tecidos. De acordo com Tim Thompson, ao contrário dos tecidos moles, o esqueleto não é totalmente destruído. Na verdade o esqueleto é reduzido até 30% do tamanho original. Além disso, as pessoas sofreram durante 17 minutos, morrendo sufocadas, o que apoia a teoria.

Além disso, Herculano é muito diferente de Pompéia, pois as pessoas tiveram mais tempo para fugir. A maioria correu para a praia na tentativa de encontrarem um lugar seguro. Enquantos os homens tentavam encontrar um meio de fuga na praia, as mulheres e crianças esconderam-se nas casas de barcos. Dessa forma, descobrimos a história trágica do Vesúvio, que ajuda a entender o que acontence com o corpo antigido por uma erupção.


O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais FacebookInstragram e Twitter.

Anna Shytska
Desde pequena interesso-me por ciência, arqueologia, etc. Sempre que há uma nova descoberta gosto de compartilhar com outros!