O papel dos vulcões na morte dos dinossauros

Após vários anos, a extinção dos dinossauros ainda é um mistério. Por isso, os cientistas tentam entender as mudanças climáticas dessa época.
Após vários anos, a extinção dos dinossauros ainda é um mistério. Por isso, os cientistas tentam entender as mudanças climáticas dessa época.

A equipa liderada por cientistas do CUNY, realizou um estudo sobre o papel do vulcanismo na extinção em massa dos dinossauros. Então, mediram a quantidade e o tempo de emissão de carbono na atmosfera.


Descobertos papagaios mumificados no deserto Atacama!


O motivo da pesquisa

Entretanto, sabemos que ao longo do tempo a Terra já sofreu 5 grande extinções em massa, sendo a mais recente há 66 milhões de anos. A extinção do Cretáceo é a responsável pela morte dos dinossauros. No entanto, os pesquisadores ainda não sabem o real motivo da mudança climática, serão os gases das erupções vulcánicas ou o impacto do asteróide?

O estudo 

Então, numa pesquisa recente conseguiram identificar o evento de aquecimento global de vários milhares de anos, antes da extinção do Cretáceo. Alguns dos cientista ligaram o evento as erupções de vulcões de Deccan, onde o CO2 libertado provocou o aumento de temperatura. Mas, existe o debate se a lava conseguiria emitir tanto CO2, pois existe uma falta de dados sobre os magmas de Deccan dessa época.

Então, segundo a Andres Hernandez Nava, os volumes de CO2 libertados pela lava não seriam suficientesntes para causar esse nível de aquecimento global. Mas, ao analisarem os magmas congelados debaixo da terra, descobriram que o magma teria CO2 suficiente para tal evento. Neste estudo analisaram pequenos pedaços de magma congelado e além de medirem a quantidade de carbono, mediram a quantidade de bário e nióbio.

No entanto, ao recriarem o clima do final do Cretáceo, perceberam que o CO2 só provocou um aumento de 3ºC no início do vulcanismo. Portanto, os vulcões em Deccan não seria o fator responsável pelo aquecimento que aconteceu durante a extinção em massa.

Além disso, a falta de dados sobre carbono libertado é uma peça importante para o determinarem o papel dos vulcões. De acordo com o professor Black, este estudo é um avanço para entender a formação do clima e de como as erupções afetam o planeta.


O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais FacebookInstragram e Twitter.

Anna Shytska
Desde pequena interesso-me por ciência, arqueologia, etc. Sempre que há uma nova descoberta gosto de compartilhar com outros!