Mosassauro gigante mostra a diversidade no Cretáceo!

Descoberta mais uma espécie de mossauros, esta já é a terceira em menos de um ano!
Descoberta mais uma espécie de mossauros, esta já é a terceira em menos de um ano!

Descobriram um mosassauro gigante do final do  Cretáceo, em Marrocos, que pode ter até oito metros de comprimento. Esta é a terceira nova espécie que encontraram em menos de um ano, no total são 13 espécies.


Identificaram o resgatador da erupção do Vesúvio em Herculano!


A nova espécie

Entretanto, os mosassauros são lagartos marinhos gigantes que são parentes das cobras e dragões de Komodo. Então, a sua grande diversidade mostra como eles viveram no último milhão de anos do Cretáceo. Esta nova espécie recebeu o nome de Pluridens serpentis, tinha as mandíbulas longas e curvas. Aliás, as mandíbulas tinham mais de cem dentes afiados para agarrar presas pequenas como peixes e lulas. Além disso, eles tinham os olhos pequenos e com dezenas de nervos no focinho, o que sugere que eles caçavam ao sentir os movimentos da água.

De acordo com o Dr. Nick Longrich, quando os animais desenvolvem olhos pequenos, geralmente dependem de outros sentidos. Por isso, o Pluridens tinha tantos nervos no rosto, ele devia caçar a noite ou nas profundezas com pouca luz. Além disso, ele podia usar a língua bifurcada para caçar, como as cobras, estas agitam a língua para ter pistas químicas sobre suas presas.

Os mosassauros marroquinos são muito diferentes entre si, alguns tinham dentes pequenos para peixes e lulas, outros tinham dentes cegos para crustáceos, mariscos e amonites. Mas, ainda, o outro tipo tinha os dentes próprios para cortar ou dilacerar outros animais marinhos, até mosassauros.

A diversidade do mosassauro

Segundo o Dr. Longrich, eles têm uma diversidade grande dos fósseis, o que é surpreendente. Parecem que estes dinossauros morreram pouco depois do terem atingido o pico da sua espécie. Pois, não existem evidências de que eles estavam a lutar para sobreviver. De acordo com Dr. Nour-Eddine Jalil, esta nova espécie é um grande predador de oito metros, que mostra a fauna dos mares pouco antes do seu fim.


O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais FacebookInstragram e Twitter.

Anna Shytska
Desde pequena interesso-me por ciência, arqueologia, etc. Sempre que há uma nova descoberta gosto de compartilhar com outros!