Machu Picchu é mais antigo do que se pensava!

Com novas datações por AMS descobriram que Machu Picchu é mais antigo!
Com novas datações por AMS descobriram que Machu Picchu é mais antigo!

Os arqueólogos usaram a datação por radiocarbono nos restos mortais de incas de Machu Picchu, o que mostrou que o local é mais antigo!


O navio único no Golfo da Finlândia com 400 anos!


O estudo de Machu Picchu

Entretanto, Machu Picchu é uma cidade inca, que pertenceu ao imperador inca Pachacuti (478-1472 dC) perto do Vale Sagrado. Mas, agora o local está na província de Urubamba, no Peru. De acordo com os registos históricos, Pachacuti Inca Yupanqui esteve no poder desde 1438 dC e começou a conquistar os locais próximos ao redor do Reino de Cusco. Então, o reino tornou-se um império e depois de 1440 dC começaram a fundar o Machu Picchu, talvez até 1450 dC.

Segundo Richard Burger, da Universidade de Yale, este é o lugar arqueológico mais famoso do mundo. Mas, até agora a sua idade esteve baseada nos relatos históricos da ocupação espanhola, mas a maioria são contraditórios.

Por isso, a equipa decidiu usar a espectrometria de massa com acelerador (AMS) com 26 túmulos encontrados nos três cemitérios do lugar. Aliás, a datação por AMS é uma forma avançada de datação por radiocarbono, nela são precisas poucas quantidades de material orgânico. Por isso, é mais fácil para estudar os túmulos mais antigos.

Esta é o primeiro estudo científico para descobrir a idade da fundação de Machu Picchu e durante quanto tempo esteve ocupada. Assim, perceberam que ela esteve ocupada entre 1420 a 1530 dC, por isso o local já existia 20 anos antes do que se pensava. Além disso, Pachacuti começou a conquistar as terras muito mais cedo do que nos registos dizia. Por fim, os registos históricos precisam ser revistos e corrigidos para que a história aconteça no tempo correto.


O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais FacebookInstragram e Twitter.

Anna Shytska
Desde pequena interesso-me por ciência, arqueologia, etc. Sempre que há uma nova descoberta gosto de compartilhar com outros!