Local arqueológico pode provar a vida social de tiranossauros!

O local de fósseis de tiranossauros em massa pode confirmar a teoria de que os tiranossauros viviam em grupo social.
O local de fósseis de tiranossauros em massa pode confirmar a teoria de que os tiranossauros viviam em grupo social.

Os tiranossauros, que imaginamos como predadores solitários, poderiam ser carnívoros sociais como os lobos, de acordo com uma nova pesquisa.


A marca de um estegossauro do tamanho de um gato


A teoria sobre os tiranossauros

Entretanto, há sete anos atrás, os palentólogos estudavam um local de morte em massa de tiranossauros, no Monumento Nacional Grand Staircase-Escalante. Este é um dos locais que o governo de Biden vai restaurar ao seu tamanho normal, após o ex-presidente Trump os ter encolhido. Contudo, a equipa da Universidade de Arkansas, fizeram estudos geoquímicos de ossos e das pedras no local. Assim, concluíram que os dinossauros morreram no mesmo lugar e não são de vários locais.

Este local em Utah é o terceiro túmulo em massa dos tiranossauros da América do Norte, o que reforça a teoria há vinte anos de que eles viviam em grupo. De acordo com Kristi Curry Rogers, do Macalester College, ainda precisam fazer várias pesquisas para poderem confirmar 100% a teoria. Rogers não estava envolvida no estudo, mas participou do artigo publicado esta segunda-feira, 19 de abril. Além disso, segundo Rogers, não há como confirmar que estes dinossauros viviam em grupo, pois é possível que eles viviam na vizinhança. Assim, eles não viajavam num grupo social, mas podiam reunir-se ao redor dos recursos que ficavam cada vez menores com os tempos difíceis.

Os locais de túmulos em massa

Em 2014, o paleontólogo Alan Titus descobriu o local, que agora chamam de pedreira Rainbows and Unicorns, por causa dos fósseis encontrados no local. Mas, ainda não terminaram o estudo desde a sua descoberta por causa do tamanho e do volume dos ossos. Além disso, em Alberta, Canadá, e Monatana encontraram outros túmulos em massa dos tiranossauros, assim criaram a teoria. Contudo, segundo Titus, muitos dos cientistas não acreditam na mesma, pois os dinossauros não tinha inteligência para um vida social evoluida. Além dos tiranossauro, encontraram sete espécies de tatarugas, vários peixes e espécies de raia, dois outros dinossauros e um esqueleto quase completo de um crocodilo Deinosuchus. Mas, estes não morreram juntos no local.


O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais FacebookInstragram e Twitter.

Anna Shytska
Desde pequena interesso-me por ciência, arqueologia, etc. Sempre que há uma nova descoberta gosto de compartilhar com outros!