Inseticida para polinizadores encontrado nos cervos!

Os filhotes de cervos e a reprodução da espécie corre perigo com os inseticidas.
Os filhotes de cervos e a reprodução da espécie corre perigo com os inseticidas.

Em Minnesota, os cervos estão a apresentar níveis de inseticidas fortes no organismo. A maior preocupação é com a sobrevivência dos filhotes, que podem não sobreviver até a maturidade ou afetar a reprodução dos mesmos.


A respiração dos ecossistemas é diferente pelo mundo


A análises realizadas nos cervos

Os neonicotinóides têm um efeito devastador sobre os polinizadores em todo o continente. Geralmente aplicam-se nas plantações em fila e quintais domésticos. Mas o Departamento de Recursos Naturais de Minnesota encontrou sinais deles dentro dos cervos nas florestas mais profundas e remotas.

De acordo com DNR, os caçadores enviaram 800 veados para a análise, cerca de 61% dos baços continha inseticidas. No entanto, são necessárias mais pesquisas para determinar o efeito de altas concentrações nos animais. Mas, já os primeiros testes mostraram que os níveis estão em acima dos limites que afetam a sobrevivência dos veados.

Os testes para determinar os níveis exatos de neonicotinóides já estão a ser realizados, mas o resultado só sai em um ou dois meses. Além disso, a supervisora do programa de saúde da vida selvagem, Michelle Cartensen, afirmou que ainda há muito trabalho a ser feito.

O efeito de neonicotinóides nos animais

A Europa proibiu o uso destes inseticidas por causa dos danos que causam nos polinizadores. Mas, são os pesticidas mais usados no Alto Meio-Oeste, em Minnesota, utilizam estes para tratar quase todos os campos de milho e soja. Cerca de 80% e 98% dos pesticidas acaba por ser liberado no meio ambiente. A terra absorve esses inseticidas e entram nas águas subterrâneas, a corrente dos rios transporta os químicos, o ar eleva eles e assim eles viajam em forma de pó.

Em 2019, os pesquisadores em Dakota do Sul, perceberam que os inseticidas afetavam o desenvolvimento de órgãos de reprodução dos cervos de cauda branca. Quanto maior concentração, menor chance de sobreviver e os que sobreviviam nasciam com deformações, com peso menor e maxilar mais curto.

O gerente de vigilância e avaliação ambiental do Departamento de Saúde de Minnesota, Jim Kelly, deu as primeiras indicações, enquanto se espera pelos resultados. Os níveis de inseticidas nos cervos não são perigosos para a saúde humana. Os limites deles são entre 300 e 500 partes por bilhão, já os cervos testados apresentam cerca de 10 partes por bilhão.

Em conclusão, ainda temos que esperar para saber os efeitos e níveis exatos dos inseticidas. Mas, esse resultado pode ser um grande exemplo do que o descuido humano causa na natureza.


O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais FacebookInstragram e Twitter.

Anna Shytska
Desde pequena interesso-me por ciência, arqueologia, etc. Sempre que há uma nova descoberta gosto de compartilhar com outros!