Esqueletos dos executados por decapitação da época romana

Encontraram 52 túmulos de executados por decapitação romana, nos três cemitérios de Inglaterra.
Encontraram 52 túmulos de executados por decapitação romana, nos três cemitérios de Inglaterra.

Os arqueólogos encontraram três cemitérios romanos perto de um campo agrícola, que tem esqueletos de executados por decapitação. Estes estavam em Knobbs Farm Quarry em Somersham, Inglaterra desde 2001 a 2010.


Descoberto o cemitério do século 18 numa antiga plantação!


A descoberta dos esqueletos

Entretanto, publicaram a descoberta recente no Britannia, da Cambrige Archaeology Unit e da Dra. Isabel Lisboa da Archaeologica Ltd. Então, dataram os três cemitérios do século três dC e encontraram 52 túmulos com a maioria em posição estendida. No entanto, 13 estavam inclinados e 17 sem cabeça, na época romana cortavam as cabeças durante uma execução, é um padrão normal. Aliás, várias execuções estão nos textos históricos e documentos legais romanos.

Então, três dos restos mostram marcas de corte que pertencem a uma espada, enquanto o estudo dos ossos mostra que ainda estavam vivos quando cortaram os pescoços. Ainda, um dos túmulos de mulheres tem sinais de agressão, que, segundo fontes romanas, é a destruição da cabeça ou cara de presos. Também, o estudo mostra que Knobbs Farm Quarry tem grande quantidade de corpos sem cabeça e túmulos inclinados. Mas concretamente, 33 por cento e 25 por cento respetivamente comparando com os cemitérios da cidade ou de toda Grã-Bretanha romana.

Uma das explicações encontradas é a proximidade de vários campos e vilas agrícolas, as famosas Vilas Romanas Fen, que deveriam abastecer os militares. Então, os habitantes teriam sido obrigados a participar de um exame onde a má fé era tratada com agressividade e morte. Aliás, a data destas mortes é a mesma do aumento das execuções na Grã-Bretanha por causa do aumento das leis romanas. Por isso, o número de crimes que levavam a pena de morte dobrou no século três e quadruplicou no século quatro.


O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais FacebookInstragram e Twitter.

Anna Shytska
Desde pequena interesso-me por ciência, arqueologia, etc. Sempre que há uma nova descoberta gosto de compartilhar com outros!