Encontraram uma nova espécie de dinossauro “falante”

Depois de vários anos, descobriram uma nova espécie de dinossauros herbívoros "falantes".
Depois de vários anos, descobriram uma nova espécie de dinossauros herbívoros "falantes".

A equipa de palentólogos do INAH encontrou uma nova espécie de dinossauro, com cerca de 73 milhões de anos, do norte do México.


Mosassauro gigante mostra a diversidade no Cretáceo!


Encontraram uma nova espécie de dinossauro “falante”

De acordo com os paleontólogos, encontraram o dinossauro em ótimas condições, pois encontraram o esqueleto quase completo. Então, cerca de 72 a 73 milhões de anos atrás, o enorme herbívoro morreu num corpo de água com sedimentos. Por isso, o corpo do dinossauro ficou rapidamente sob uma camada de terra e preservado durante os anos.

A nova espécie, Tlatolophus galorum

Portanto, primeiro encontraram a cauda, na área de General Cepeda, em Coahuila, no norte do México em 2013. Então, com o avanço das escavações, os paleontólogos descobriram 80 porcento do seu esqueleto: crânio; crista com 1,32 metros; fêmur; ombro; etc. Assim, este ano a equipa conseguiu entender que este dinossauro pertencia a uma nova espécie de herbívoro.

Aliás, ao examinarem o corpo do dinossauro, perceberam que ele conseguia ouvir sons de baixa frequência, por isso eles eram animais pacíficos mas que “falavam” entre si. Além disso, segundo os palentólogos, esta espécie fazia sons fortes para assustar predadores ou para chamar a atenção das fêmeas. O estudo mais detalhado sobre a espécie ainda está a acontecer, mas publicaram as primeiras conclusões na revista Creataceous Research.

De acordo INAH, é necessário condições muito favoráveis, há milhões de anos atrás, quando Coahuila era uma região tropical, para preservar tão bem o corpo. Portanto, o seu nome Tlatolophus vem da palavra indígena “nahuatl tlahtolli” que signfica palavra ou declaração. Além disso, vem da palavra grega “lophus” que significa crista.

Por fim, segundo INAH a crista do dinossauro parece um símbolo que o povo mesoamericano usava nos manuscritos antigos para a ação de fala. É tudo o que sabemos sobre a nova espécie, de momento, mas o estudo sobre ela ainda não acabou.


O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais FacebookInstragram e Twitter.

Anna Shytska
Desde pequena interesso-me por ciência, arqueologia, etc. Sempre que há uma nova descoberta gosto de compartilhar com outros!