Encontraram uma espécie de hadrossauro com bico de pato

Descobriram uma nova espécie de hadrossaurídeo, que mostra a evolução de um bípede para um quadrúpede, no Japão!
Descobriram uma nova espécie de hadrossaurídeo, que mostra a evolução de um bípede para um quadrúpede, no Japão!

A equipa internacional de paleontólogos encontrou um novo gênero e espécie de hadrossauro ou dinossauro com bico de pato.


Um barco viking na caverna vulcânica deveria evitar o apocalipse!


A descoberta

Entretanto, com esta descoberta conseguiram novas informações sobre a migração dos hadrossauros, estes vieram da Ásia para a América do Norte, contrário do que se pensava antes. Além disso, é um passo da evolução dos dinossauros que andavam reto para andar de quatro. No entanto, criam novas perguntas sobre os dinossauros no Japão.

Os dinossauros

Então, os hadrossauros têm focinhos largos e achatados, estes são os mais comuns encontrados entre os dinossauros. Os herbívoros viveram no período Cretáceo Superior há mais de 65 milhões de anos na América do Norte, Europa, África e Ásia. Além disso, eles sabiam como mastigar, os hadrossauros tinham centenas de dentes afastados na boca. Então, a medida que os dentes caíam, a fila de dentes inferior crescia para os substituir, este é um dos fatores que  leva à sua diversidade, abundância e população.

O hadrossauro encontrado no Japão, recebeu o nome de Yamatosaurus izanagii, os seus dentes são diferentes dos hadrossauros conhecidos. De acordo com Anthony R. Fiorillo, ele só tinha um dente funcional, isso sugere que ele evoluiu para comer um tipo de vegetação diferente. Além disso, os seus ombros e membros também são diferentes, o que mostra a sua evolução de um dinossauro bípede para um quadrúpede.

A nova espécie

Em 2004 um caçador de fósseis amador descobriu o esqueleto parcial do Yamatosaurus, numa camada com 71 a 72 milhões de anos numa pedreira na Ilha Awaji. O senhor Shingo Kishimoto encontrou a mandíbula inferior, dentes, vértebras do pescoço, osso do ombro e vértebra bem preservadas.

Por fim, Yamatosaurus é a segunda nova espécie de hadrossaurídeo já descoberto no Japão, em 2019 eles encontraram  maior esqueleto de dinossauro, outro hadrossaurídeo. Este recebeu o nome de Kamuysaurus, descoberto na Ilha de Hokkaido, no norte do país. Com estas descobertas eles podem ter uma visão maior de como os dinossauros viajavam.


O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais FacebookInstragram e Twitter.

Anna Shytska
Desde pequena interesso-me por ciência, arqueologia, etc. Sempre que há uma nova descoberta gosto de compartilhar com outros!