Encontraram um galeão rápido egípcio do século 2 a.C.

Encontraram um galeão rápido egípcio com estilo de construção egípcio e grego!
Encontraram um galeão rápido egípcio com estilo de construção egípcio e grego!

Os arqueólogos marinhos descobriram restos de um antigo galeão rápido egípcio, é um tipo de navio raro no período ptolemaico!


Estão a usar ovelhas para encontrar túmulos perdidos


A cidade perdida

Entretanto, este naufrágio é importante para o local onde o encontraram, na cidade perdida de Heraklion. Pois, esta era uma das maiores cidades e mais bem desenvolvidas como porto marítimo do Egito. Mas, como todos os portos teve que competir para conseguir trazer mais vendedores e pessoas. Ainda, como a maioria acabou por perder para a cidade vizinha, Alexandria.

No entanto, o destino da cidade não era o melhor, a mesma desapareceu entre o século um aC e século oito dC. A mesma sofreu muitos terremotos e acabou por afundar no mar por causa da destruição da terra. Só no ano de 1933 que encontraram as ruínas da cidade quando um piloto estava a voar sobre a região. Então, uma equipa de arqueólogos começou a estudar o lugar depois de 66 anos. Até agora, só 5% da região está mapeada, o que significa que há muitas coisas por descobrir ainda.

O navio

De acordo com o Instituto Europeu de Arqueologia Subaquática, o galeão sofreu com os blocos do famoso templo da Amon. Durante um evento cataclísmico no século dois aC o templo acabou por ficar destruído. Mas, o navio tem 24 metros e é rápido por causa do casco estreito e raso. Este deve ter sido um navio de guerra segundo os especialistas. Além disso, ele tem a proporção de 6 para 1, proporção de comprimento para a largura do destroier moderno, por isso era rápido na água. Estes navios moviam-se com o vento e com as pessoas, com um mastro alto e bancos de remadores.

Os restos estavam a cerca de 4,5 metros abaixo das ruínas de pedra e lama durante dois milênios. Então, o tempo e a vida marinha prejudicaram a estrutura, mas o barro ajudou a manter ele preservado. Segundo a equipa, o navio mistura a construção de estaleiros egípcios e gregos. Ele tem juntas para encaixar e espigas gregas, seu casco raso mostra que construíram ele para andar no litoral do rio Nilo e sua delta.


O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais FacebookInstragram e Twitter.

Anna Shytska
Desde pequena interesso-me por ciência, arqueologia, etc. Sempre que há uma nova descoberta gosto de compartilhar com outros!