Encontraram um crocodilo pré-histórico “chefe dos rios”!

Depois de dois séculos finalmente descobriram a nova espécie de crocodilo "chefe dos rios" em Queensland.
Depois de dois séculos finalmente descobriram a nova espécie de crocodilo "chefe dos rios" em Queensland.

Encontraram uma nova espécie de um crocodilo pré-histórico que vivia nos rios do sudeste de Queensland há milhões de anos.


Encontraram cerâmica pré-histórica com pegada de dois homens!


A descoberta da nova espécie

Entretanto, Jorgo Ristevski liderou a equipa que estudou e batizou a nova espécie de Gunggamarandu maunala. Encontraram o fóssil parcial de um crânio que descobriram no século 19 em Darling Downs. De acordo com Ristevski, este pode ser um dos maiores crocodilos que viveram na Austrália, mas é difícil saberem o seu tamanho. Afinal, tudo que têm é um pedaço da parte de trás do crânio, no total a cabeça deveria ter 80 cm e ao compararem aos crocodilos vivos, estimaram que ele tinha cerca de sete metros.

Por isso, maunala está no mesmo nível que os crocodilos do Oceano Indico e Pacifico, os Crocodylus porosus. No estudo conseguiram criar o crânio completo de forma digital, assim conseguiram mais detalhes sobre a espécie. Aliás, ainda não sabem a data exata do osso, mas está entre dois a cinco milhões de anos. Este crocodilo pertence ao grupo dos falsos gaviais ou tomistomines.

O grupo a que pertence

Então, hoje só existe uma espécie de Falsos gaviais, Tomistoma schlegelii, que vivem na Península Malaia e em algumas partes da Indonésia. Austrália e Antártica são os únicos continentes sem provas fósseis de falsos gaviais, mas agora a Austrália está na lista dos crocodilos.

Apesar de terem encontrado o osso no século 19 não existia tecnologia suficiente para estudarem o fóssil, por isso ele ficou em mistério até agora. De acordo com Dr. Salisbury, que tentou estudar o mesmo no século 20, sabiam que era diferente e provavelmente importante para a história.

Então, o nome da espécie é uma homenagem aos povos das Primeiras Nações de Darling Downs, com as palavras Baruggam e Waka Waka. O nome do gênero, Gunggamarandu, significa “chefe do rio” e o nome da espécie, maunala, significa “cabeça de buraco”. O nome da espécie faz referência aos “buracos” no topo do crânio do animal.


O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais FacebookInstragram e Twitter.

Anna Shytska
Desde pequena interesso-me por ciência, arqueologia, etc. Sempre que há uma nova descoberta gosto de compartilhar com outros!