Encontraram um cemitério do Neolítico na Transilvânia!

Os arqueológos encontraram um cemitério com pouco mais de 2 mil anos e um assentamento celta!
Os arqueológos encontraram um cemitério com pouco mais de 2 mil anos e um assentamento celta!

Os arqueólogos que trabalhavam num lugar histórico encontraram um cemitério do neolítico de seis mil anos com vários restos mortais.


Encontraram o mosteiro perdido de Mércia!


A descoberta dos restos 

Entretanto, os corpos que encontraram no cemitério tinham vasos de cerâmica nos crânios ou nos pés. De acordo com os arqueológos essa era uma oferta que recebiam para a vida depois da morte. O terreno tem pouco mais de três mil quilómetros quadrados onde as escavações começaram em julho e já encontraram vários corpos.

Além disso, perto encontraram uma fossa que usavam para guardar alimentos que acabou por se transformar num local onde deixavam o lixo. Ainda, encontraram assentamento de celtas que viviam no mesmo terreno cerca de 2.200 anos atrás.

A descoberta aconteceu em Iclod, uma comunidade em Cluj-Napoca, a capital não oficial da região da Transilvânia. De acordo com Paul Pupeza, tem que contar a história dos povos depois de a desenterrarem durante as escavações. Pois, assim conseguem ter mais informações sobre como viviam as pessoas. Mas, o local de trabalho é difícil, com muito pó, calor ou chuva e nem sempre com os melhores resultados.

Os celtas

Então, os celtas viveram no local na época dos dácios, entre 2,200 e 2,00 anos atrás e deixaram provas de um cemitério onde queimavam os corpos. Afinal, ao contrário das pessoas da Idade da Pedra, eles queimavam os mortos e os enterravam em vasos e com outros objetos, como ferramentas de ferro.

Aliás, na Roménia, já encontraram vários artefatos do neolítico, como a pegada humana mais antiga da Europa em 2014. De acordo com as datações a pegada tem cerca de 36,500 anos!


O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais FacebookInstragram e Twitter.

Anna Shytska
Desde pequena interesso-me por ciência, arqueologia, etc. Sempre que há uma nova descoberta gosto de compartilhar com outros!