Os arqueólogos encontraram um caixão numa necrópole romana de Los Villaricos, há cinco quilómetros de Mula, na Espanha.
Descobriram outro tesouro viking na Ilha de Man
A descoberta do túmulo
Entretanto, a equipa de arqueólogos são da Universidade de Murcia, que recebeu financiamento do conselho municipal de Mula: Fundação Cajamurcia e CEPOAT. Então, encontraram o túmulo durante as escavações de uma vila romanas em ruínas do século cinco dC. Aliás, durante o período romano, Los Villaricos era um lugar de campos de agricultura de grande massa. O principal foco era a produção de azeite. Ademais, depois de anos a vila transformou-se num culto cristão, enquanto o pátio central era uma necrópole, a “necropole ad sanctos”.
O caixão encontrado
Ainda, o caixão tem dois metros de comprimentos, decorado com um padrão geométrico com espirais e com folhas de hera. O caixão também tem o símbolo Chi Rho na parte de cima, que formam a palavra grega Christos. Aliás, o traço vertical de rho cruza o centro de chi.
Segundo os estudos o caixão é do século seis dC, do mesmo período em que as tribos germânicas invadiram os antigos territórios romanos. Uma das tribos que invadiram eram os visigodos, que abandonaram ou reaproveitaram partes da vila. Aliás, ainda construíram uma pequena igreja cristã em algum momento do século cinco a sete dC.
Um dos responsáveis pelo estudo é o professor de História Antiga da Universidade de Murcia, Rafael González Fernández. Esta é uma descoberta importante e inesperada, o que contradiz os estudos anteriores sobre esta necrópole. Por fim, ainda existem alguns estudos pela frente, para determinar a quem pertence o túmulo e a data exata do mesmo.
O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais Facebook, Instragram e Twitter.
Deixa o teu comentário